Um dos incêndios mais destruidores da Califórnia avançava sem controle nesta segunda-feira (11), chegando até a costa do Pacífico, obrigando a evacuar mais cidades.

Enquanto as chamas perto de Los Angeles eram neutralizadas, os bombeiros eram enviados para combater o fogo do monstruoso Thomas, situado a noroeste.

Aviões e helicópteros auxiliam os quase 6.400 bombeiros que tentam impedir que este incêndio chegue às cidades costeiras de Montecito, Summerland e Carpintería, ao sul da cidade histórica de Santa Bárbara.

Desde que começou, na semana passada, destruiu 93 mil hectares e está somente 15% controlado.

O fogo, que se espalhou durante o fim de semana, principalmente pela floresta nacional Los Padres, obrigou a evacuação de dezenas de milhares de californianos.

Eric Boldt, da agência nacional de meteorologia (NWS) em Los Angeles, disse à AFP que não vê a curto prazo algum alívio nas condições de seca e vento que alimentam as chamas.

“As condições são muito críticas”, informou. “Visto que não vemos nenhuma precipitação nas próximas duas semanas no mínimo, poderia ser o maior incêndio da história do estado”.

Ordens de evacuação foram suspensas para as cidades de Ojai e Santa Paula, no condado de Ventura, algumas das mais atingidas pela passagem de Thomas.

O ator Rob Lowe e a comediante e apresentadora de televisão Ellen DeGeneres se preparavam para deixar suas casas.

“Nossa casa está sob a ameaça de ser incendiada”, disse DeGeneres sobre sua propriedade em Montecito.

“Tivemos que retirar nossos animais de estimação”, tuitou. “Rezo por todos em nossa comunidade e estou muito grata pelos bombeiros incríveis”.

“Rezo pela minha cidade”, Santa Bárbara, manifestou Lowe na mesma rede social. “Incêndios se aproximando, os bombeiros muito corajosos. Pode ir para qualquer direção. Empacotando para sair logo”.

May Osher, uma professora aposentada de 66 anos em Carpinteria, disse ao jornal Los Angeles Times que levará álbuns de fotos, mas detalhou que ficará em casa “até a hora que tiver que sair”.

Com mais 93 mil hectares arrasados, Thomas é o quinto maior incêndio na história da Califórnia, segundo o Los Angeles Times.

O CalFire disse que 800 imóveis foram destruídos pelo fogo, que é alimentado pelos pastos secos e pelos fortes e imprevisíveis ventos de Santa Ana.

“Os fortes ventos do nordeste fazem com que o fogo ameace as áreas da cidade de Santa Bárbara”, indicou o CalFire nesta segunda-feira de manhã.

– ‘Nova normalidade’ –

Apesar da intensidade dos incêndios – que se estendem do norte de Los Angeles até o sul, em San Diego -, as autoridades reportaram até agora uma vítima: uma mulher de 70 anos que faleceu em um acidente de carro enquanto fugia das chamas.

O governador da Califórnia, Jerry Brown, advertiu no sábado que, devido à mudança climática, o estado está mais vulnerável a incêndios florestais, que se tornam a “nova normalidade”.

“A temporada de incêndios costumava ser por alguns meses no verão”, disse. “Agora é quase o ano todo, nunca havíamos visto algo assim”.

Brown foi um dos mais críticos à decisão do presidente Donald Trump de retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris sobre o Clima, e voltou a atacar a posição do atual governo sobre o meio ambiente.

“A natureza não é um jogo político, a natureza é o solo que pisamos, o ar que respiramos”, indicou. “A verdade do caso é que há muita emissão de gás carbônico” e “o planeta está se aquecendo e criando um inferno”.

Trump declarou estado de emergência na Califórnia, autorizando a liberação de fundos federais.

A Califórnia registrou este ano seus incêndios mais letais. Mais de 40 pessoas morreram em outubro quando uma série de incêndios arrasou a região do vinho, ao norte de San Francisco.

Trump declarou o estado de emergência na Califórnia, autorizando a liberação de recursos federais.

A Casa Branca informou que o secretário da Agricultura, Sonny Perdue, apresentou um balanço da situação ao presidente e seu vice nas ações para fazer frente à situação.