Como maneira de expandir seus negócios e atuação na Asia, a AB Inbev, do grupo brasileiro 3G, planeja realizar uma oferta inicial de ações (IPO) de uma parte minoritária do braço da empresa no continente. A ideia é criar um negócio separado na região da Ásia-Pacífico para criar um “campeão” regional.

A anúncio chega junto da divulgação dos resultados do primeiro trimestre de 2019 da Inbev, que mostrou as vendas levemente abaixo do esperado, mas uma dívida total de US$ 100 bilhões, resultado da aquisição da SABMiller em 2016.

A escolha por abrir o capital na Ásia – mais especificamente na bolsa de Hong Kong – é para aproveitar o momento da aumento de vendas e da renda da população na região, que começa a procurar por marcas premium como Corona e Budweiser. O plano é criar um “campeão” regional como a Ambev no Brasil (a Inbev detém 61,9% do negócio), que hoje está presente em 16 países da região, como Argentina e Canadá.

Segundo o banco de investimento Jefferies, o novo negócio atingir valuation de US$ 40 bilhões a US$ 50 bilhões, o que pode fazer com que a dívida da companhia caia para US$ 20 bilhões.