A posse de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente do Brasil neste domingo (1) recebeu destaque nos principais veículos da imprensa internacional.

A festa realizada em Brasília repercutiu em veículos da América do Sul, Estados Unidos e Europa, que ainda apontaram os desafios do novo presidente, além de lembrarem da ausência de Jair Bolsonaro.

+ ‘Revogaço’ restringe Armas, restabelece Fundo Amazônia e freia venda de estatais

New York Times

O norte-americano New York Times trouxe na primeira página e em seu site uma manchete destacando a posse: “Lula se torna presidente do Brasil, com Bolsonaro na Flórida”.

Washington Post

O Washington Post trouxe manchete semelhante. “Lula empossado como presidente do Brasil; Bolsonaro falta à posse” disse o veículo, destacando a imensa multidão que acompanhou a cerimônia realizada em Brasília.

The Guardian

O britânico The Guardian usou um trecho do discurso de Lula e criticou o governo anterior. “’Acabou o pesadelo’: Lula promete tirar o Brasil da era de ‘devastação’ de Bolsonaro”.

BBC

O também britânico BBC acompanhou a posse do novo presidente do Brasil. “Lula toma posse como presidente do Brasil enquanto o antecessor Bolsonaro voa para os EUA”.

Liberation

O francês Liberation foi outro veículo que trouxe a fala do presidente sobre a gestão de Jair Bolsonaro. “Acabou o pesadelo”: no Brasil, Lula aposta na alegria e na diversidade”.

Clarin

O argentino Clarin também deu amplo destaque a posse de Lula para seu terceiro mandato no comando do Brasil, além de trazer a presença do presidente argentino Alberto Fernández. “Lula da Silva assume e descreveu como “aterrorizante” a situação que Bolsonaro deixou no Brasil”, disse o veículo em sua principal manchete.