Começou nesta segunda-feira (7) e vai até o dia 29 de abril o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física. Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) também devem prestar contas ao Leão, lembrando que quem é obrigado a declarar e não enviar o informe no prazo pode pagar multa mínima de R$ 165,74, chegando a até 20% do imposto devido no ano.

+ Entrega da declaração do IR começa nesta segunda-feira (7)

No caso de aposentados e pensionistas, na declaração devem constar o valor do benefício recebido da Previdência, gastos do ano, especialmente com saúde, outras rendas, bens e direitos. É fundamental que o beneficiário informe ao Fisco todos os seus rendimentos e despesas para evitar cair na malha fina.

É importante destacar que o informe de rendimentos do INSS foi liberado no dia 18 de fevereiro pelo órgão e pode ser acessado no site ou aplicativo Meu INSS, ou no site.

Neste ano, o instituto liberou uma nova funcionalidade, que é a possibilidade de pegar o extrato pelo chat humanizado da Helô. Para isso, basta  confirmar seus dados pessoais com o atendente do chat.

No aplicativo Meu INSS, é preciso ter cadastro. O acesso é feito com CPF e senha. Já no site do extrato do IR, o segurado precisa informar o número do benefício, a data de nascimento, o nome completo e o número do CPF. É possível, em qualquer uma das plataformas, salvar o PDF do documento.