Economia

Imposto de Renda: saiba como declarar venda de apartamento

Crédito: Arquivo/Agência Brasil

Especialista alerta que é necessário muito cuidado no preenchimento porque qualquer erro pode impactar negativamente na vida do contribuinte (Crédito: Arquivo/Agência Brasil)



Os contribuintes que adquiriram um imóvel no ano passado devem ficar atentos na hora de acertar as contas com o Leão. O especialista em ciências contábeis, Mauricio de Luca Gonçalves, que também é sócio da PArtWork, explica que é necessário abrir um item na ficha “Bens e Direitos” e informar o código correspondente a cada tipo de imóvel (por exemplo, 11 para apartamento). “O contribuinte tem que explicar a situação em 31 de dezembro de 2019, informa valor zero e, no campo “Situação em 31/12/2020”, informará apenas o valor definitivamente desembolsado no ano passado”, destaca.

Na sequencia, no campo “Discriminação”, é necessário detalhar as informações do vendedor do imóvel, como nome, CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) e informar se a compra foi à vista ou financiada. Também é preciso informar data de compra, número de matrícula e cartório, área e números de inscrição municipal (para imóvel urbano) ou número do imóvel na Receita Federal (para imóvel rural).

+ Câmara aprova prorrogação da declaração do Imposto de Renda para 31 de julho

“O financiamento de imóveis deve ser informado apenas na ficha “Bens e direitos”, do mesmo jeito do financiamento de veículos. Assim, o comprador informará a soma dos valores pagos no ano anterior, até finalizar as efetivas prestações. Por conseguinte, o valor total pago, que inclui os custos do financiamento, tem de ser repetido todos os anos –desde que a pessoa ainda seja a proprietária do imóvel”, afirma o especialista.



Venda de imóvel em 2020

Já quem vendeu um imóvel no ano passado precisa atualizar “Bens e Direitos”. O valor tem de estar zerado no campo “Situação em 31/12/2020” e igual ao montante da declaração anterior no campo “Situação em 31/12/2019”. A sequência é similar: deve ser detalhada no campo “Discriminação”, incluindo o nome e o número do CPF do comprador, o valor e a data da operação.

“Vale frisar que quem vende imóveis precisa apurar se houve ganho de capital (renda obtida com a valorização de um ativo) com a operação. Se lucrado com a venda, o contribuinte será tributado em 15% do lucro. Vale lembrar que ao preencher a declaração do Imposto de Renda, o contribuinte deve importar os dados do GCAP2020 para o programa gerador da declaração da Receita Federal”, ensina Gonçalves.

O sistema preenche automaticamente os dados e classificará uma parte do ganho de capital como rendimento isento e outra como rendimentos sujeitos à tributação exclusiva. O especialista alerta que é necessário muito cuidado no preenchimento porque qualquer erro pode impactar negativamente na vida do contribuinte.








Tópicos

alíquota imposto de renda 2021 Câmara dos Deputados como declarar aluguel recebido no imposto de renda 2021? como declarar imóvel financiado como declarar imovel financiado no imposto de renda 2021 como declarar imposto de renda como declarar venda de veículo no imposto de renda 2021 Como fazer a declaração de imposto de renda da pessoa física? como preencher imposto de renda 2021 como saber se preciso declarar imposto de renda Como saber se tenho que declarar Imposto de Renda 2021? declaração de imposto de renda 2021 download declaração de imposto de renda 2021 pessoa fisica e-cac receita federal extrato inss para imposto de renda 2021 imposto de renda imposto de renda 2019 imposto de renda 2021 imposto de renda download imposto de renda tabela informe de rendimentos auxilio emergencial IRPF IRPF 2021 mei declara imposto de renda meu imposto de renda postalis imposto de renda 2021 prazo de entrega imposto de renda Preciso Declarar uma Doação? programa de declaração do imposto de renda 2021 programa imposto de renda Qual a tabela do Imposto de Renda? qual o teto para declarar imposto de renda 2021 quando devo declarar imposto de renda quem declara Quem é isento do imposto de renda? quem é obrigado a declarar imposto de renda quem recebeu auxílio emergencial precisa declarar imposto de renda? Quem tem que declarar imposto de renda em 2021? receita fazenda restituição imposto de renda restituição imposto de renda 2021 cronograma Rubens Bueno tabela irrf 2021 teto para declarar imposto de renda 2021 valor minimo para declaração de imposto de renda 2021 valor mínimo para declarar imposto de renda 2020 valor mínimo para declarar imposto de renda 2021