Finanças

Imposto de Renda: não caia na malha fina com estes aplicativos

Pensando na reta final do período de declarações, selecionamos dois aplicativos que podem te ajudar com a declaração

Imposto de Renda: não caia na malha fina com estes aplicativos

O período de declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) está chegando em sua fase final e, segundo levantamento de Receita Federal, menos da metade dos brasileiros ainda não prestaram contas ao leão. Com o prazo apertado, a tendência de fazer a declaração na pressa aumenta e, consequentemente, aumenta também a probabilidade de cometer um erro na hora de fazer o levantamento dos rendimentos do último ano fiscal.

Pensando neste momento crítico, trazemos dois aplicativos que podem de ajudar a não cair na indesejada malha fina.

IR sem erro

Este app funciona como um revisor de texto, só que para declaração de Imposto de Renda. Ele armazena e analisa as declarações, e produz relatórios dos problemas encontrados para que sejam corrigidos. Quando os problemas são resolvidos, o aplicativo também libera uma declaração confirmando que o texto está livre de erros.

Ele também ajuda na preparação da declaração, indicando e criando um lista de todos os documentos necessários, que são inseridos no aplicativo por via foto feita pela câmera do smartphone. O usuário pode separar ainda a documentação de outros declarantes da família dentro do seu próprio app. Os dados são armazenados em nuvem, possibilitando que o usuário troque de celular ou acesse de outra plataforma. Por meio de uma das funcionalidades, a tecnologia analisa a declaração do ano anterior e dá dicas para reduzir o imposto ou aumentar a restituição no ano seguinte.

Hero

Autoentitulado como o “Uber do impostos de renda”, o Hero tem uma proposta simples: unir declarantes com profissionais de contabilidade. Ele funciona como um facilitador entre as duas partes utilizando um algoritmo que correlaciona variáveis como despesas e outras características para indicar as opções mais aderentes de contadores em relação às necessidades do declarante.