Economia

Imposto de Renda: Câmara aprova projeto que prorroga entrega da declaração até 31 de julho

Crédito: Arquivo/Agência Brasil

O projeto aprovado não altera o cronograma de restituição; contribuintes que entregarem a declaração antes poderão receber o valor a partir de 31 de maio (Crédito: Arquivo/Agência Brasil)

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (13) projeto que prorroga, até 31 de julho, o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física referente aos rendimentos de 2020. A proposta, que já passou pelo Senado, segue agora para a sanção presidencial.

A emenda limita a dezembro de 2021 o último mês de vencimento de parcelas de imposto a pagar eventualmente apurado na declaração. O pedido para a adaptação veio do governo federal, segundo o qual o País poderia perder arrecadação de até R$ 13 bilhões no Orçamento de 2021 se o parcelamento chegasse até os primeiros meses do ano que vem.

+ Calendário de restituições não muda com novo prazo do Imposto de Renda

Segundo o texto, o imposto a pagar poderá ser feito em, no máximo, seis parcelas, mas quem entregar no último dia terá apenas cinco meses para dividir o tributo a pagar.



O prazo inicial para entrega era 30 de abril. Na segunda-feira (12), a Receita Federal já tinha anunciado a prorrogação por mais um mês, até 31 de maio. No ano passado, o prazo também foi prorrogado por decisão administrativa.

O projeto aprovado não altera o cronograma de restituição do IR. Assim, os contribuintes que entregarem a declaração com antecedência poderão receber a restituição a partir de 31 de maio de 2021.

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Geisy reclama de censura em rede social: “O Instagram tá me perseguindo”
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Nicole Bahls já havia sido alertada sobre infidelidade do ex-marido
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago

Tópicos

acerto de contas com o Leão alíquota imposto de renda 2021 até 31 de julho Câmara dos Deputados como declarar aluguel recebido no imposto de renda 2021? como declarar imovel financiado no imposto de renda 2021 como declarar imposto de renda como declarar venda de veículo no imposto de renda 2021 Como fazer a declaração de imposto de renda da pessoa física? como preencher imposto de renda 2021 como saber se preciso declarar imposto de renda Como saber se tenho que declarar Imposto de Renda 2021? declaração declaração de imposto de renda 2021 download declaração de imposto de renda 2021 pessoa fisica e-cac receita federal extrato inss para imposto de renda 2021 imposto de renda imposto de renda 2019 imposto de renda 2021 imposto de renda download imposto de renda tabela informe de rendimentos auxilio emergencial IRPF IRPF 2021 mais prazo mei declara imposto de renda meu imposto de renda postalis imposto de renda 2021 prazo de entrega imposto de renda Preciso Declarar uma Doação? programa de declaração do imposto de renda 2021 programa imposto de renda Qual a tabela do Imposto de Renda? qual o teto para declarar imposto de renda 2021 quando devo declarar imposto de renda quem declara Quem é isento do imposto de renda? quem é obrigado a declarar imposto de renda quem recebeu auxílio emergencial precisa declarar imposto de renda? Quem tem que declarar imposto de renda em 2021? receita fazenda Receita Federal restituição imposto de renda restituição imposto de renda 2021 cronograma Rubens Bueno tabela irrf 2021 teto para declarar imposto de renda 2021 valor minimo para declaração de imposto de renda 2021 valor mínimo para declarar imposto de renda 2020 valor mínimo para declarar imposto de renda 2021