Falta praticamente uma semana para iniciar o período da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2023 (ano base 2022). Um dos recursos que podem facilitar o preenchimento do informe ao Fisco é optar pela Declaração Pré Preenchida. Nela, é possível acessar os dados referentes à declaração do ano anterior. 

Receber a restituição antes também está entre as vantagens: o contribuinte pode receber o recolhimento antes do prazo quando opta pela declaração pré-preenchida. Informações de rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais são importadas da declaração do ano anterior, do carnê-leão e das declarações de terceiros, como fontes pagadoras, imobiliárias ou serviços médicos, por exemplo.

+ Receita credita valores de lote residual do Imposto de Renda

“Quando você faz o IR, pode colocar todos os dados novos no programa, ou, se você guardou o arquivo do período anterior, a base de dados do Imposto de Renda busca por essas informações e você só precisa ajustar. Isso facilita a vida da Receita Federal, porque, como já vem pré-preenchida, evita erros”, explica Graziela Fortunato, especialista em finanças pessoais e professora do IAG – Escola de Negócios PUC-Rio.

“O próprio programa vai puxar os dados do gov.br automaticamente; a partir daí, o contribuinte deverá conferir os dados. Caso haja erros ou mudanças, a edição pode ser feita pelo contribuinte”, orienta Paulo Henrique Pegas, professor de Ciências Contábeis do Ibmec RJ. Veja abaixo o passo a passo para realizar a Declaração Pré-preenchida: 

Pelo celular ou tablet

  1. Acesse o app e entre com sua conta gov.br;
  2. Toque sobre o cartão com o ano da sua declaração;
  3. Toque em “Iniciar Declaração”; e
  4. Escolha a opção “Pré-Preenchida”.

Pelo preenchimento online

  1. Acesse o e-CAC com sua conta gov.br;
  2. Clique em “Declarações e Demonstrativos“;
  3. E “Meu Imposto de Renda”;
  4. Clique em “Preencher declaração online” e no ano;
  5. Clique em “Iniciar Declaração”; e
  6. Escolha a opção “Pré-Preenchida”.

Pelo programa de computador

    1. Abra o programa;
    2. Entre com sua conta gov.br;
    3. Clique na aba “Nova”; e
    4. “Iniciar declaração a partir da pré-preenchida”.