A declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2023 já pode ser feita pelo contribuinte desde quarta-feira (15). O prazo para este ano será estendido até 31 de maio. Entre as mudanças, o Fisco adiantou este ano a liberação do programa IR para download. O prazo garantiu que os contribuintes tivessem mais tempo para se preparar.

+ Entenda as novidades na declaração do Imposto de Renda 2023

+ Imposto de Renda: Saiba quando optar pela declaração simplificada ou completa

“Os benefícios de enviar a declaração o quanto antes são mais voltados à questão de pagamento e recebimento, além de não correr o risco de congestionamento que acontece nos últimos dias”, explica Paula Alves, contadora e sócia da Qualycont Serviços Contábeis.

Vale lembrar também que o Imposto de Renda este ano terá opção de débito automático em conta corrente na primeira cota ou cota única para contribuintes que tiverem imposto a pagar. Outra vantagem é a prioridade na restituição se tiver imposto a restituir. 

“Caso o contribuinte tenha esquecido de declarar algum bem ou renda, é possível retificar sua declaração de completa para simplificada ou vice-versa. Após o período final, a alteração não é possível”, acrescenta a contadora. 

Contribuinte poderá receber a restituição via Pix

Outra novidade deste ano é que o contribuinte poderá optar por receber a restituição via Pix, se a chave for CPF e terá prioridade no recebimento do valor devido, após as já previstas em lei:
– contribuintes idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
– contribuintes idosos com idade igual ou superior a 60 anos, deficientes e portadores de moléstia grave;
– contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.