A Receita Federal informou que mais de 1 milhão de declarações do Imposto de Renda ainda estão na malha-fina aguardando a correção dos dados. Do total, 600 mil foram entregues em 2021. Fazer a declaração retificadora é a única forma de entrar na fila de restituições, caso tenha direito.

Os contribuintes podem fazer uma declaração retificadora utilizando os programas do IR de anos anteriores. Segundo o órgão, os principais erros são a omissão de rendimentos, erros nas deduções da base de cálculo e divergências nos valores.

“Se for encontrada alguma diferença entre as informações apresentadas por você em relação às apresentadas por terceiros, a sua declaração será separada para uma análise mais profunda”, esclarece o órgão.

+ Comprovantes para Imposto de Renda devem ser enviados até dia 28

Como saber se caí na malha fina?

O contribuinte fica sem receber a restituição até que envie uma retificação à Receita esclarecendo os erros na declaração ou apresente os documentos que comprovem a veracidade da sua declaração. Para saber onde errou, basta acessar, em seu extrato de declaração, a seção “Pendências de malha”. Lá é possível ver por quais motivos sua declaração foi retida.

Como corrigir uma declaração?

Isso pode ser feito de duas formas, segundo a Receita Federal:

  1. Se declaração tem informações incorretas ou incompletas, é possível fazer a retificação com as correções necessárias através do programa gerador da declaração – o mesmo por onde a declaração é enviada.
  2. Se a declaração retida está correta e o contribuinte tem os documentos que comprovem as informações, é preciso aguardar o Termo de Intimação, ou a Notificação de Lançamento da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, ou agendar um atendimento para a entrega da documentação. É possível agendar o atendimento na área Meu Imposto de Renda, no extrato da declaração.