Agronegócio

Importação chinesa de milho cresce 1.151% em outubro e a de soja avança 40,6%

São Paulo, 25 – As importações chinesas de soja totalizaram 8,69 milhões de toneladas em outubro deste ano, aumento de 40,6% ante igual período do ano passado, de acordo com dados divulgados pelo Departamento de Alfândegas da China (GAAC, na sigla em inglês) nesta quarta-feira. Nos dez meses do ano, o país asiático importou 83,22 milhões de toneladas da oleaginosa.

Dentre os derivados da soja, a China adquiriu 70 mil toneladas de óleo de soja em outubro deste ano, variação negativa de 28,6% em relação ao volume registrado um ano antes. De janeiro a outubro deste ano, a importação da commodity totalizou 850 mil toneladas.

As importações chinesas de milho alcançaram 1,14 milhão de toneladas em outubro, volume 1.151,1% superior ao registrado em outubro de 2019. No acumulado do ano, o país importou 7,82 milhões de toneladas do cereal.

De trigo, os chineses importaram 630 mil toneladas no mês passado, alta de 126,9% na comparação anual. Nos dez meses do ano, as importações do cereal pelo país asiático totalizaram 6,69 milhões de toneladas.

A China importou 210 mil toneladas de algodão no mês passado, incremento de 182,9% ante igual intervalo de 2019. A importação da fibra natural totalizou 1,61 milhão de toneladas entre janeiro e outubro deste ano.

As compras chinesas de óleo de palma atingiram 530 mil toneladas em outubro, volume 6,4% menor que o importado um ano antes. Nos dez meses do ano, a importação da commodity atingiu 3,57 milhões de toneladas.

De lácteos, 270 mil toneladas foram importadas pela China em outubro, 25,9% a mais do que em igual período do ano anterior. Entre janeiro e outubro, o país comprou 2,75 milhões de toneladas de produtos lácteos do mercado externo.

As importações chinesas de açúcar somaram 880 mil toneladas em outubro, alta de 94,31% ante igual mês do ano anterior. No acumulado do ano, as importações do adoçante alcançaram 3,65 milhões de toneladas.

As compras de fertilizantes foram de 810 mil de toneladas, aumento de 43,4% ante outubro do ano passado. De janeiro a outubro, a China importou 8,97 milhões de toneladas de adubos.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel