Giro

Imperial College: Transmissão de covid no Brasil é a menor desde abril de 2020

Crédito: Tânia Rêgo / Agência Brasil

O levantamento estima que o Brasil deve registrar cerca de 1.600 mortes nesta semana (Crédito: Tânia Rêgo / Agência Brasil)

A taxa de transmissão (Rt) do Sars-CoV2 no Brasil é a menor registrada desde abril do ano passado, quando começou a ser aferida, de acordo com levantamento do Imperial College de Londres. O índice de 0,60, anunciado nesta terça, 12, indica que cem pessoas contaminadas transmitem a doença para outras sessenta e reverte a tendência de alta observada há duas semanas, quando chegou a 1,04.

De acordo com a margem de erro calculada pela universidade britânica, a taxa brasileira atual pode variar de 0,24 a 0,79. Quando está abaixo de 1 a taxa indica que a propagação do vírus está em declínio. O oposto ocorre quando ela está acima de 1, indicando aumento. A Rt é considerada uma das principais referências da evolução da pandemia de covid-19.

O levantamento estima que o Brasil deve registrar cerca de 1.600 mortes nesta semana (podendo variar de 942 a 1.820) – um pouco menos do que foi registrado na semana passada, 1.636. Até a última segunda-feira, foram registrados 237 milhões de casos de covid-19 em todo o mundo, e 4,84 milhões de mortes.

CPI desiste de ouvir Queiroga e vai convocar médico contra ‘kit covid’



Brasil atingiu 600 mil mortes no dia 8

Na última sexta-feira, dia 8, o Brasil atingiu a marca de 600 mil mortos pela covid-19. Trata-se de um número maior do que as populações de sete capitais do País, entre elas, Florianópolis e Vitória.

O avanço da vacinação e a queda do número de infectados indica uma sensação de que o pior da pandemia já foi superado. Mas especialistas reforçam que o patamar de vítimas ainda é alto – perto de 500 pessoas por dia e que são necessárias doses de reforço e atenção com as sequelas provocadas pelo vírus.

O balanço mais recente indica que são 601.266 mortes no País. O indicativo de avanço da vacinação fica claro com os números, afinal, o País se aproxima de marcas importantes: são quase 100 milhões de pessoas totalmente imunizadas (com dose única ou duas doses) e quase 150 milhões de brasileiros parcialmente imunizados.

Relatório do Observatório da Covid-19, da Fiocruz, indica que o fim da crise sanitária deve ocorrer nos primeiros meses do ano que vem, embora especialistas divergem sobre o prazo. “O fim da pandemia não representará o fim da ‘convivência’ com a covid-19, que deverá se manter como doença endêmica e passível de surtos mais localizados”, afirma o texto da instituição./COLABOROU LEON FERRARI

Veja também
+ Até 2019, havia mais gente nas prisões do que na bolsa de valores do Brasil
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km

Tópicos

anticorpos contra a covid Anvisa AstraZeneca astrazeneca vacina vencida campanha contra covid-19 Carissa Ethienne CEO da Pfizer ceo pfizer cidade de São Paulo coronavac CORONAVÍRUS/BRASIL/TRANSMISSÃO/IMPERIAL COLLEGE Covid-19 criança pode vacinar contra Covid? crianças Delta Delta B.1.617.2 doses diferentes Empresas aplicando vacinas estudo EUA Fundo Rotatório idade vacina pfizer imperial college de londres israel restrições janssen janela de imunização janssen período de proteção janssen precisa de mais uma doze Japão lote contaminado mandemia balanço mundo MODERNA mortes Nature nova onda nova variante da covid-19 novo normal Número de óbitos o que é resposta imune? OMS Opas Organização Mundial de Saúde oxigênio pandemia balanço brasil pandemia balanço mundo Pfizer pfizer 3ª dose pra que tomar 3ª dose? prefeitura quais os sintomas da nova variante delta quais os sintomas da variante delta? qual vacina precisa de 3ª dose? Qual vacina protege contra variante delta? Qual vacina protege contra variante indiana? quando o mundo vai voltar ao normal? resposta imune resposta imune Delta Plus resposta imune variante delta resposta imune variante Gamma revista Nature Rio de Janeiro segunda dose sistema público de saúde SRAG SUS suspensão Suspensão primeira dose Transmissão de covid no Brasil vacina vacina 3ª dose vacina crianças vacinação 2022 vacinação balanço brasil vacinação cruzada vacinas balanço 2021 variante delta variante P.1 variante P1 variantes Variantes Covid-19 volta ao normal xepa