Um relatório divulgado pelo governo dos Estados Unidos aponta que os impactos das mudanças climáticas terão custo de US$ 500 bilhões ao país por ano até 2090. A Avaliação Nacional do Clima, formulada pelo Congresso, reúne 300 autores de diversas agências governamentais, informou o site Tech Crunch. O relatório com mil páginas estuda os reflexos das transformações do meio ambiente na agricultura, trabalho, geografia e saúde.

Está é a segunda edição do estudo. Além de nortear os legisladores sobre como agir com as mudanças, o relatório também refuta as constantes declarações do novo governo dos EUA sobre o aquecimento global, entre outras ações que incidem sobre a modificação do clima mundial.

Muitas das mudanças climáticas, informa o texto, serão irreversíveis caso ações não sejam tomadas.  Enquanto o governo federal pode não estar disposto a tomar medidas para reduzir as emissões que contribuem para o aquecimento global, os estados, liderados pela Califórnia, estão desenvolvendo cada vez mais legislação para mitigar ou reduzir as emissões de carbono e criar estratégias e adaptação para lidar com o aquecimento do clima.

A decisão da gestão de Donald Trump vai na contramão do pregado pela maioria das novas lideranças globais e no incentivo a tecnologias focadas em geração de energia alternativa, redução de emissores, armazenamento de energia, entre outras ações.

O passo crítico será se o governo dos EUA irá seguir o conselho de seus próprios cientistas e tomar medidas para incentivar uma ação maior para o que está, que está cada vez mais parecendo a maior ameaça ao bem-estar humano.