Cada vez mais, o mercado imobiliário aposta em marcas consagradas do universo de luxo para seus empreendimentos. Pelo menos é o que tem acontecido em Miami, segundo Matias Alem, arquiteto fundador da BRG International, corretora de imóveis de alto padrão. “Para conquistar um público exigente, não basta oferecer piscinas incríveis ou salas de cinema no condomínio. Agora, o diferencial está em propor valor agregado de marcas consagradas de luxo”, conta. Isso significa colocar nos detalhes da arquitetura o design característico dessas marcas.

A Porsche, ícone alemã do mercado automotivo de luxo, por exemplo, projetou em um empreendimento na região de Sunny Isles um elevador para automóveis que leva o veículo para a sala de casa. A grife italiana Fendi também entrou nessa, assinando toda a decoração interna, incluindo detalhes como maçanetas, do Fendi Chateau Residences, condomínio entregue em 2016, em Miami Beach. Lá, o metro quadrado chega a custar US$ 30 mil, segundo Alem. “Acabei de vender uma unidade avaliada em US$ 8 milhões e que pertencia a um cliente brasileiro, para um empresário americano de Atlanta”, conta o executivo, que trabalha na região há mais de quinze anos.

(Nota publicada na Edição 1052 da Revista Dinheiro, com colaboração de: Rachel Rubin e Machado da Costa)