Economia

IIF prevê contração de 5,9% do PIB do País em 2020 e crescimento de 3,6% em 2021

Crédito: Arquivo Agência Brasil

Pelos cálculos da instituição, a atividade econômica da América Latina terá perda de 8,4% este ano e avanço de 3,8% no próximo (Crédito: Arquivo Agência Brasil)

O Instituto Internacional de Finanças (IIF) prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil registrará contração de 5,9% em 2020 e expansão de 3,6% em 2021. Pelos cálculos da instituição, a atividade econômica da América Latina terá perda de 8,4% este ano e avanço de 3,8% no próximo.

O IIF projeta ainda que o PIB da Argentina terá retração de 12,8% em 2020 e alta de 4,3% em 2021, enquanto o do México despencará 10,1% este ano e ganhará 3,6% no próximo.

+ ‘Otimismo com PIB de 2021 tende a mudar’ 
+ Delfim Netto: auxílios foram sucesso e por isso PIB vai cair apenas 4,5%

Em relatório, o instituto atribui o desempenho de emergentes à lenta recuperação dos preços de commodities e do fluxo de capitais. “Uma vacina para covid-19 amplamente disponível, em nossa visão, seria o principal catalisador positivo de fluxos para emergentes, pois sinalizaria um choque de demanda global positivo com efeitos favoráveis em preços de commodities e no apetite de risco global”, explica.

PIB global

O IIF projeta que o PIB global registrará contração de 4,2% em 2020 e expansão de 5,3% em 2021. “Essa queda é muito mais profunda do que o recuo da atividade global durante a Grande Recessão, quando o PIB caiu 0,4% em 2009”, explica a instituição, em relatório.

A análise atribui o desempenho negativo ao fato de que a pandemia atingiu os setores de serviço e indústria em todo o mundo simultaneamente. O IIF ressalta ainda que China e Índia explicam quase completamente a gravidade da crise.

“A China não está repetindo seu grande pacote estímulo à infraestrutura de 2009, o que significa que a atividade global e os preços das commodities não estão obtendo a elevação que obtiveram na esteira da crise financeira global. Além disso, Índia vive uma recessão profunda, ao contrário de 2009, quando o crescimento do PIB foi positivo”, explica.

O IIF estima que o PIB indiano terá retração de 11,3% em 2020 e salto de 13,1% em 2021. Para a China, a previsão é de avanço de 2,2% este ano e de 8,5% no próximo, enquanto Estados Unidos devem ter perda de 4% em 2020 e crescimento de 4% em 2021.

Veja também

+ Sandero deixa VW Polo GTS para trás em comparativo
+ Veja os carros mais vendidos em outubro
+ Grave acidente do “Cake Boss” é tema de reportagem especial
+ Ivete Sangalo salva menino de afogamento: “Foi tudo muito rápido”
+ Bandidos armados assaltam restaurante na zona norte do RJ
+ Mulher é empurrada para fora de ônibus após cuspir em homem
+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por redução de até 50% na parcela
+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev
+ iPhone 12: Apple anuncia quatro modelos com preço a partir de US$ 699 nos EUA
+ Veja mudanças após decisão do STF sobre IPVA
+ T-Cross ganha nova versão PCD; veja preço e fotos
+MasterChef: competidora lava louça durante prova do 12º episódio’
+As 10 picapes diesel mais econômicas do Brasil
+ Cozinheira desiste do Top Chef no 3º episódio e choca jurados
+ Governo estuda estender socorro até o fim de 2020
+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?