Economia

IGP-M na 2ª prévia de março fica em 0,08% ante 0,02% na 2ª de fevereiro, diz FGV

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) subiu 0,08% na segunda prévia de março, ante avanço de 0,02% na segunda prévia de fevereiro. A informação foi divulgada na manhã desta sexta-feira, 17, pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o índice acumula aumentos de 0,81% no ano e de 4,92% em 12 meses.

A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem a segunda prévia do IGP-M de dezembro. O IPA-M, que representa os preços no atacado, caiu 0,08%, em comparação com a queda de 0,15% na segunda prévia de fevereiro. O IPC-M, que corresponde à inflação no varejo, apresentou alta de 0,32% na leitura anunciada nesta sexta, após subir 0,36% no mês passado. Já o INCC-M, que mensura o custo da construção, teve elevação de 0,52%, após registrar aumento de 0,35%, na mesma base de comparação.

Na primeira prévia deste mês, o IGP-M havia subido 0,25%. O indicador é muito usado para reajuste no preço do aluguel. O período de coleta de preços para cálculo da segunda prévia foi de 21 de fevereiro a 10 de março.

IPAs

Os preços dos produtos agropecuários, medidos pelo IPA Agrícola, caíram 0,66% na segunda prévia do IGP-M deste mês, em comparação com o recuo de 1,04% apurado na segunda prévia do mesmo índice em fevereiro.

Já os preços dos produtos industriais no atacado mensurados pelo IPA Industrial tiveram aumento de 0,14% na leitura anunciada hoje pela FGV, frente alta de 0,17% na mesma base de comparação.

No âmbito do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, os preços dos bens finais caíram 0,22% na segunda prévia de março, após recuarem 0,73% na segunda prévia de fevereiro.

Já os preços dos bens intermediários apresentaram queda de 0,27% no índice divulgado nesta sexta em comparação com a alta de 1,10% na segunda prévia do mês passado.

Por fim, os preços das matérias-primas brutas tiveram taxa positiva de 0,28% ante queda de 0,80% na mesma base de comparação.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel