Um golpe no WhatsApp tirou mais de R$ 95 mil de uma idosa de 85 anos que mora no bairro Ocian, em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Os criminosos se passaram pelo filho da idosa e pediram transferências bancárias para a compra de um apartamento.

O caso ocorreu em 6 de janeiro, mas a ocorrência só foi registrada na quarta-feira (12). Segundo o boletim de ocorrência, divulgado pelo G1, o suposto filho dizia que estava com problemas para movimentar dinheiro no aplicativo do banco para realizar a compra de um apartamento.

+ WhatsApp é o app mais usado por brasileiros; veja lista

Ao todo, a vítima fez 10 transações para os criminosos, totalizando R$ 95.930. A idosa contou que os indivíduos postavam fotos do filho e da neta dela nas conversas. O filho da vítima também recebeu uma mensagem semelhante, dizendo que a filha dele estava precisando de dinheiro. O caso foi registrado como estelionato no 1º DP de Praia Grande, onde é investigado.

Como se proteger?

Segundo a Proteste, associação de defesa do consumidor, é importante ativar o recurso de verificação em duas etapas do WhatsApp. Para acessar essa opção, clique em “configurações – conta – confirmação em duas etapas – ativar”. Insira uma senha de 6 dígitos, confirme, insira um e-mail de segurança, e confirme as próximas etapas. Com a configuração feita, clonar seu WhatsApp será mais difícil.

Além disso, para evitar esse tipo de golpe a dica é manter o perfil em redes sociais disponível apenas para amigos e familiares e sempre desconfiar quando alguém pedir dinheiro por aplicativos de mensagens.