Giro

Idade de uma cratera pode adicionar pistas sobre a extinção dos dinossauros

Crédito: Divulgação / Maps

Agora, os pesquisadores estimam que a cratera Boltysh se formou cerca de 650 mil anos após a catástrofe de Chicxulub (Crédito: Divulgação / Maps)

Há 65 milhões de anos, uma rocha do espaço sideral se chocou contra a Terra, deixando uma grande cratera na superfície do nosso planeta, a Boltysh. Agora, uma equipe liderada por Annemarie Pickersgill, pesquisadora associada da Universidade de Glasgow, na Inglaterra, estima que a cratera Boltysh se formou cerca de 650 mil anos após a catástrofe de Chicxulub.

A cratera Boltysh, uma formação de 24 mil km de largura no centro da Ucrânia, não é tão famosa quanto a cratera Chicxulub sob a Península de Yucatán, no México, que está diretamente implicada na morte dos dinossauros. Mas, esta nova análise de como Boltysh afetou esta época pode lançar luz sobre nossa própria era de mudanças climáticas repentinas, conforme relata o The New York Times.

+ Estudo confirma presença de dinossauros em Mato Grosso do Sul

Os cientistas sugerem que a cratera, que está enterrada sob mais de 300 metros de sedimentos, poderia ter se formado antes ou depois do evento Chicxulub, tornando seu papel neste período cataclísmico obscuro. Para um estudo publicado na Science Advances, os pesquisadores realizaram uma técnica conhecida como datação argônio-argônio com rochas extraídas de Boltysh.



Eles também analisaram espécimes de uma camada geológica. Essa abordagem comparativa, juntamente com os avanços nos métodos de datação radiométrica, rendeu uma sequência de eventos mais refinada do que os estudos anteriores.

A estimativa da nova era coloca Boltysh cerca de meio milhão de anos após o asteroide matador de dinossauros, contradizendo as conclusões de um estudo de Geologia de 2010 que o datou de alguns milhares de anos antes de Chicxulub. Os pesquisadores que escreveram aquele artigo abraçaram as novas descobertas, e alguns se tornaram co-autores do novo estudo.

Veja também
+ Casamento de Ana Maria Braga chega ao fim após marido maltratar funcionários, diz colunista
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Lázaro Barbosa consegue fugir de novo da polícia após tiroteio
+ Gracyanne Barbosa dança pole dance com novo visual
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago