Finanças

Ibovespa tem maior queda em quase 3 meses por conta de variante ômicron

Crédito: Arquivo/Reuters

O Ibovespa está sentindo a movimentação dos mercados internacionais (Crédito: Arquivo/Reuters)

SÃO PAULO (Reuters) – O Ibovespa despencou nesta sexta-feira, diante do clima de aversão global aos ativos de risco. A identificação de uma nova variante da Covid-19, chamada de ômicron, despertou temores do impacto econômico advindo de um recrudescimento da pandemia.



O Ibovespa caiu 3,39%, a maior queda desde 8 de setembro, para 102.224,26 pontos. Na mínima da sessão, o índice recuou a 101.494,70 pontos e renovou o menor patamar intradiário do ano. O volume financeiro foi de 27,2 bilhões de reais. Na semana, o índice caiu cerca de 0,8%, segunda baixa consecutiva.

O Ibovespa já abriu em queda firme nesta sexta-feira e permaneceu assim durante toda a sessão. Vale e Petrobras puxaram a baixa em pontos, devido ao recuo das commodities — preços do petróleo caíram mais de 10%. Ações de setores sensíveis a possíveis restrições por conta da pandemia, como o aéreo e o de turismo, tiveram as maiores quedas em percentual.

+ Moedas Globais: dólar recua ante rivais, de olho em nova variante do coronavírus

A nova variante, identificada inicialmente na África do Sul, já foi designada como variante “de preocupação” pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

+ O economista Paulo Gala revela os caminhos para investir bem em 2022



Evidências preliminares sugerem que há um risco aumentado de reinfecção e que houve uma “mudança danosa na epidemiologia da Covid-19”, disse a OMS em um comunicado após reunião fechada de especialistas independentes que revisaram os dados.

“É um fator de risco adicional para a bolsa”, disse Roberto Padovani, economista-chefe do banco BV. Ele afirma que o retorno mais forte do tema pandemia ao foco do mercado “torna o cenário interno ainda mais imprevisível”. O tema fiscal segue no radar dos investidores, especialmente para a próxima semana quando a PEC dos Precatórios deve ser votada em comissão no Senado.

Pouco se sabe sobre a nova variante, mas cientistas dizem que ela tem uma combinação atípica de mutações, e pode ser capaz de evitar respostas imunológicas e ser mais transmissível.

O Reino Unido, os EUA e a União Europeia estão entre aqueles que impuseram restrições de viagens a países do sul da África. As medidas ocorreram apesar de a OMS, mais cedo, ter pedido cautela com essa proibições. A organização ainda disse que levará semanas para se determinar o quão eficazes as vacinas são contra a ômicron.

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão de voos vindos de países do sul do continente africano, enquanto o Ministério da Saúde recomendou que Estados e municípios aumentem a testagem e que notifiquem imediatamente casos suspeitos da variante. Já o presidente Jair Bolsonaro disse que tomará “medidas racionais” em relação ao assunto, após, mais cedo, descartar fechar os aeroportos do país.

As bolsas dos EUA, que encerraram o pregão mais cedo na volta de feriado, desabaram. O Dow Jones e o S&P 500 sofreram suas maiores quedas percentuais diárias em meses. Na Europa, o índice pan-europeu STOXX 600 perdeu 3,67%, em sua pior sessão desde junho de 2020.

DESTAQUES

– AZUL PN derreteu 14,1%, GOL PN afundou 11,8% e CVC ON cedeu 11,1%. Nos três casos, os papéis registraram a maior queda desde abril de 2020. EMBRAER ON recuou 8,4%.

– VALE ON caiu 2,6%, enquanto CSN ON cedeu 4,9% e USIMINAS PN tombou 6,6%, acompanhando queda no contratos futuros do minério de ferro e aço na China, dada a preocupação com a nova variante e novos casos de Covid-19 em Xangai, aumentando as preocupações dos investidores sobre a recuperação econômica global.

– PETROBRAS PN caiu 3,9% e ON cedeu 4,4%, enquanto PETRORIO ON recuou 8,7%, com petróleo caindo mais de 10%, maior queda em um dia desde abril de 2020, também por conta da Covid-19.

– BRADESCO PN recuou 4% e ITAÚ UNIBANCO PN caiu 1,9%.

– MAGAZINE LUIZA ON caiu 7,4%, AMERICANAS ON recuou 6,2% e VIA ON cedeu 4,5%, mesmo com perspectivas de vendas maiores na Black Friday.

– LOCALIZA ON e UNIDAS ON caíram 3,2% cada. O jornal Valor Econômico publicou que Localiza ofereceu a venda da marca Unidas para conseguir aprovação para a compra da rival junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

– SUZANO ON, na esteira da alta do dólar, e TAESA UNIT foram os únicos papéis que fecharam no azul no Ibovespa na sessão. As altas foram de 0,15% e 0,11% respectivamente.


Saiba mais
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ Andressa Urach pede dinheiro na internet: ‘Me ajudem a pagar a fatura do meu cartão’
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto