Ibovespa sobe com commodities e resiste à queda em NY após decisões de BCs

Sessão foi marcada pela reação a decisões de política monetária de alguns dos principais bancos centrais do mundo (Crédito: Reprodução - Twitter )
SÃO PAULO (Reuters) – O principal índice brasileiro de ações subiu nesta quinta-feira, na contramão das bolsas em Wall Street, com suporte de papéis ligados a commodities e noticiário corporativo intenso. A sessão foi marcada pela reação a decisões de política monetária de alguns dos principais bancos centrais do mundo.
Vale foi a principal contribuição positiva para o índice, enquanto Banco Inter ficou na ponta oposta.
+ Bolsas da Europa fecham em alta, com decisões de juros do BoE, BCE e Fed
O Ibovespa subiu 0,83%, a 108.326,33 pontos, maior patamar de fechamento desde 25 de outubro. O volume financeiro da sessão foi de 33,8 bilhões de reais.
Nos Estados Unidos, o Nasdaq desabou 2,5%, com investidores saindo de ações de crescimento, como de tecnologia, para papéis de valor. Na bolsa brasileira, empresas ligadas a tecnologia também recuaram. O S&P 500 cedeu quase 1%, enquanto o Dow Jones fechou quase estável.
O movimento veio após o Federal Reserve (Fed) na véspera manter a taxa de juros perto de zero, indicando que encerrará em março suas compras de títulos, abrindo caminho para três altas de 0,25 ponto percentual em 2022. A decisão, já esperada, levou os mercados de ações dos EUA a fecharem em alta na quarta-feira.
Segundo Daniel Xavier, do departamento econômico do Banco ABC Brasil, índices acionários mais sensíveis ao segmento de tecnologia acabam sentindo relativamente mais a alta dos juros, pois pressiona setores com maior alavancagem.
Na Europa, papéis subiram após o Banco Central Europeu prometer apoio contínuo à economia, retirando gradativamente os estímulos. Já o Banco Central da Inglaterra elevou de forma surpreendente a taxa de juros.
O mercado vive “uma ressaca das decisões de política monetária”, disse Rodrigo Crespi, especialista de mercado da Guide Investimentos. Segundo ele, Ibovespa resistiu à pressão de bolsas dos EUA por conta do bom desempenho de commodities, com destaque para papéis como Vale e Petrobras, além de pregão positivo para bancos.
No noticiário interno, o BC reduziu a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) do país, segundo o Relatório Trimestral de Inflação, apontando que “há preocupação com a elevação das expectativas de inflação, inclusive para além do ano-calendário de 2022”.
A Moody’s piorou as estimativas para PIB do Brasil em 2021 e 2022, após desempenho pior do que o esperado da economia no terceiro trimestre deste ano.
Na política, o Congresso Nacional promulgou as partes pendentes da PEC dos Precatórios.
DESTAQUES
– AMERICANAS ON subiu 8,93% e LOJAS AMERICANAS PN disparou 8,6%, estendendo ganhos da véspera. As empresas estão perto de concluir uma reorganização societária. MAGAZINE LUIZA ganhou 3,7%. VIA caiu 5,6%.
– VALE ON subiu 3,9%, CSN ON avançou 6%, USIMINAS PN teve alta de 3,1% e GERDAU PN evoluiu 2,3%, diante de alta de matérias-primas metálicas na China, com expectativa de recuperação da produção de aço após restrições severas.
– PETROBRAS PN e ON subiram 1,3% e 2,1%, nesta ordem, em meio à alta do petróleo com demanda recorde dos EUA e queda dos estoques. A estatal assinou acordo para vender sua fatia na BRASKEM (-0,59%). SUZANO ON avançou 2,6% e KLABIN teve alta de 1,3%.
– QUALICORP subiu 5,54%, após a superintendência-do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovar, sem restrições, pedido da REDE D’OR para aumentar a fatia na companhia.
– MÉLIUZ ON afundou 8,16%, enquanto BANCO INTER UNIT caiu 7,7% e PN recuou 5,2%, em sessão negativa para empresas de tecnologia. Inter teve seu encontro com analistas. A ação PN da empresa saiu da carteira teórica do Ibovespa na segunda prévia.
– JBS ON fechou em queda de 1,4%, após o BNDES vender cerca de 70 milhões de ações da companhia, o equivalente a cerca de 12% da fatia do banco na JBS, levantando cerca de 2,6 bilhões de reais com o negócio.
– HAPVIDA ON e INTERMÉDICA ON tiveram alta de 1,6% e 3,2%, respectivamente, após superintendência-Geral do Cade aprovar sem restrições a fusão de ambas. Analistas esperavam que o Cade impusesse limites à transação.
– BRADESCO PN subiu 1,2%, ITAÚ UNIBANCO PN avançou 1% e SANTANDER BRASIL UNIT teve alta de 1,2%. BANCO DO BRASIL ON recuou 0,3%.
(Por Andre Romani)
Veja também
- + Veja os 8 sintomas da Ômicron em pessoas vacinadas
- + Bruna Lombardi posta foto seminua e reflete sobre intimidade
- + 7 dicas para aumentar a restituição do seu Imposto de Renda
- + Jovem é internado na UTI após desenvolver condição pulmonar rara ao se masturbar
- + Novo RG: quanto tempo você tem para providenciar o documento
- + 10 carros com tração dianteira divertidos de guiar
- + Filha de Ana Maria Braga exibe vida simples no interior de SP
- + Chay Suede vira piada nas redes sociais com foto de ‘feijoada gourmet’
- + Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
- + Veja quais foram os carros mais roubados em SP
- + Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
Tópicos
ações azul Gol coronavírus nova variante ações guedes furo teto ações tecnologia EUA ativos brasileiros guedes furo do teto auxílio brasil teto de gastos guedes b3 B3 b3 ações em alta B3 ações nova variante B3 auxílio brasil b3 commodities b3 compra neoway b3 contramão b3 descontrole fiscal b3 exterior b3 neowaym B3 pec dos precatórios B3 pedido de guedes licença para gastar b3 queda b3 queda setembro 2021 BCs bolsa de nova York tecnologia bolsa de valores pontos bolsa Nasdaq recorde bolsa tecnologia Bovespa bovespa hoje commodities como fechou a Bolsa hoje? guedes B3 ibovespa fura teto Guedes caiu? guedes demissão Guedes teto de gastos ibovespa Ibovespa ibovespa ações em queda ibovespa altas ibovespa commodities ibovespa debandada ministério da Economia ibovespa futuro saída técnicos ibovespa maiores altas ibovespa pontuação ibovespa recorde mercado acionário Mercado financeiro nasdaq ipo Nasdaq tradução Nova York o que é nasdaq variante áfrica do sul ações bola