Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) – O Ibovespa fechou em queda nesta segunda-feira, com baixo volume de negócios em razão de feriado norte-americano e agentes financeiros ainda preocupados com o ritmo de aperto monetário nos Estados Unidos e a possibilidade de uma recessão global.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 0,35%, a 98.608,76 pontos, tendo tocado 98.264,28 pontos na mínima e subido a 99.353,06 pontos no melhor momento da sessão.

O giro financeiro no pregão somou apenas 11,3 bilhões de reais, contra uma média diária de cerca de 30 bilhões de reais no ano.

Uma agenda relevante concentra as atenções nesta semana, uma vez que persistem os temores de que bancos centrais, em especial o Federal Reserve, sejam agressivos com juros para controlar a inflação, com efeitos mais nocivos que o esperado nas economias.

De acordo com o especialista em renda variável da Blue3 Lucas Carvalho, investidores aguardam ansiosamente a divulgação da ata da reunião mais recente do banco central norte-americano, que “pode ditar o ritmo dos mercados nos próximos dias”.

Mas, além da ata do Fed, prevista para a quarta-feira, os holofotes também estão voltados para os dados de junho do mercado de trabalho norte-americano, agendados para sexta-feira.

Para o especialista de investimentos da Rico, Álvaro Feris, no aguardo de mais pistas sobre os próximos passos do Fed e do estado da economia dos EUA, “investidores seguem dominados pelo sentimento de aversão ao risco”.

No Brasil, onde o BC também está elevando a taxa Selic, a agenda de indicadores destaca IPCA do mês passado, também previsto para sexta-feira, enquanto investidores seguem acompanhando a tramitação da PEC dos Benefícios.

DESTAQUES

– PETROBRAS PN subiu 2,14% e PETROBRAS ON avançou 2,38%, em sessão de alta dos preços do petróleo no exterior, diante de preocupações com a oferta impulsionadas pela menor produção da Opep, agitação na Líbia e sanções à Rússia.

– VALE ON cedeu 0,57%, distante do pior momento do dia, marcado pela queda dos contratos futuros de minério de ferro nas bolsas de Dalian e Cingapura. O minério foi prejudicado por uma perspectiva pessimista para a demanda da commodity na China, onde muitas siderúrgicas estão sofrendo perdas e reduzindo a produção. CSN MINERAÇÃO ON perdeu 2,62%.

– ITAÚ UNIBANCO PN e BRADESCO PN fecharam com quedas de 0,96% e 1,06%, respectivamente.

– LOCAWEB ON valorizou-se 4,2%, buscando se recuperar da perda de cerca de 15% em junho. No setor, POSITIVO ON mostrava acréscimo de 3,13%, após tombo de 26% no mês passado.

– MAGAZINE LUIZA ON caiu 3,18%, com varejistas ainda sofrendo com o cenário adverso para o setor. VIA ON recuou 3,17% e AMERICANAS ON cedeu 1,49%.

– HAPVIDA ON subiu 7,47%, em dia de alta do setor de saúde, com QUALICORP ON ganhando 1,59%, tendo ainda no radar aquisição de carteira com cerca de 6,7 mil vidas no segmento coletivo por adesão do Grupo Clube Care. REDE D’OR ON avançou 0,66%.

(Edição Alberto Alerigi Jr. e André Romani)