Finanças

Ibovespa recua e fecha abaixo dos 114 mil pontos com incertezas locais e Vale

Crédito: Arquivo / Reuters

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 1,1%, a 113.794,28 pontos, passando a mostrar performance negativa no acumulado da semana (Crédito: Arquivo / Reuters)

SÃO PAULO (Reuters) – O Ibovespa fechou em queda nesta quinta-feira, em meio a persistentes incertezas no cenário brasileiro e minado pelo declínio do minério de ferro na China, que afetou ações da Vale.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 1,1%, a 113.794,28 pontos, passando a mostrar performance negativa no acumulado da semana (-0,43%). Até a véspera, subia 0,68%.

O volume financeiro somou 30,9 bilhões de reais, com o pregão também refletindo movimentações atreladas ao vencimento de opções sobre ações, na sexta-feira, que costuma ter entre as séries mais líquidas ações com relevante peso no Ibovespa.

+ Dólar sobe 0,53% em sintonia com valorização global da moeda americana



“Investidores continuam mostrando cautela para assumir novas posições nas ações, principalmente em um cenário repleto de incertezas e falta de previsibilidade”, afirmou o analista da Terra Investimentos Régis Chinchila.

Um dos focos de atenção está voltado para as discussões relacionadas aos precatórios, que permanecem sem avanços efetivos, enquanto o governo busca fonte de financiamento para o seu “Auxílio Brasil”, nova versão do programa Bolsa Família.

Nesta quinta-feira, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou que o Congresso vai tentar encontrar uma solução para a questão na próxima semana, mas que isso deverá ser feito dentro do teto de gastos.

Em paralelo, ruídos envolvendo os preços de combustíveis continuam, com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmando que as explicações do presidente da Petrobras sobre o tema nessa semana não foram satisfatórias.

Ainda no cenário doméstico, a comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a reforma administrativa deixou para a próxima terça-feira a votação do parecer da matéria, corroborando perspectivas mais sombrias para as reformas.

“E ainda temos uma inflação persistente e um cenário de aumento de taxa de juros que acaba tirando o fôlego da recuperação da economia brasileira, mesmo com avanço da vacinação”, acrescentou Chinchila.

Em Wall Street, o índice S&P 500 teve leve baixa.

DESTAQUES

– VALE ON recuou 4,15%, na esteira de nova queda dos preços do minério de ferro na China, com os contratos futuros de referência na bolsa de Dalian fechando em baixa de 3,9%. No setor, CSN ON perdeu 6,18%.

– PETROBRAS PN caiu 0,87%, mesmo com os preços do petróleo se afastando das mínimas, com o presidente da Câmara do Deputados defendendo que a estatal divida com a população brasileira um pouco da riqueza que obtém.

– ITAÚ UNIBANCO PN teve variação negativa de 0,07%, enquanto BRADESCO PN caiu 1,28%, em dia misto para os bancos. BANCO DO BRASIL avançou 1,62%.

– HYPERA ON cedeu 2,1%, após acordo em que pagará 500 milhões de reais à Falcon para encerrar arbitragem sobre a venda do negócio de descartáveis em 2017.

– CIELO ON valorizou-se 5,44%, após atingir a mínima histórica de 2,35 reais mais cedo. No ano, o papel cai cerca de 36%, tendo de pano de fundo aumento da competição, perda de market share e erosão de margens.

– LOG-IN ON disparou 33,78%, após proposta do grupo marítimo suíço MSC para adquirir até 67% das ações da empresa de logística a 25 reais por papel. Na máxima, a ação chegou a 22,50 reais (+50,5%).

Veja também
+ Como podcasts podem ajudar na educação financeira do brasileiro
+ Mistério: mulher descobre que não é a mãe biológica de seus próprios filhos
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Chef playmate cria receita afrodisíaca para o Dia do Orgasmo
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Veja quanto custa comer nos restaurantes dos jurados do MasterChef
+ Leilão de carros e motos tem desde Kombi a Nissan Frontier 0km