Por Andre Romani

SÃO PAULO (Reuters) – O principal índice da bolsa brasileira caía nesta quinta-feira, diante da queda em Wall Street com dado de inflação dos Estados Unidos em foco e à medida que negociações entre representantes de Ucrânia e Rússia não tiveram resultados animadores.

Setores financeiro, de consumo doméstico e de viagens cediam, com destaque para Embraer e Natura, que afundavam após balanços trimestrais. Do outro lado, petrolíferas avançavam, assim como a Vale.

O mercado ainda reagia a dados macroeconômicos domésticos divulgados mais cedo.

Às 12:01, o Ibovespa caía 1,17%, a 112.562,07 pontos. O volume financeiro da sessão era de 9,9 bilhões de reais. O índice registrou as maiores alta e baixa percentual de 2022 nesta semana.

Os ministros das Relações Exteriores de Ucrânia e Rússia reuniram-se na Turquia, no encontro de mais alto escalão entre as partes durante a guerra. O ucraniano Dmytro Kuleba disse não ter recebido promessa do russo Sergei Lavrov de interromper os disparos para que a ajuda possa chegar a civis. Lavrov, por sua vez, não deu sinais de fazer concessões.

O indicador de preços ao consumidor dos EUA cresceu 0,8% em fevereiro, em linha com o esperado por analistas, o que consolida apostas de alta de 0,25 ponto percentual na taxa de juros na semana que vem. O mercado, porém, teme uma piora na inflação nos próximos meses com a crise na Ucrânia.

Na zona do euro, o Banco Central Europeu manteve os juros inalterados nesta quinta-feira, mas surpreendentemente acelerou a retirada de estímulos via compras de ativos, dada às incertezas do efeito inflacionário da guerra na Ucrânia.

Os principais índices norte-americanos de ações recuavam firme, assim como na Europa.

O Ibovespa mantinha-se, em geral, em linha com os pares no exterior, mas com suas peculiaridades internas no radar. A principal incerteza é sobre as medidas a serem tomadas pelo governo para baixar os preços dos combustíveis. Enquanto uma decisão não sai, a Petrobras voltou a elevar seus preços, após rumores incluindo de congelamento de preços repercutirem no mercado há alguns dias.

Entre os dados econômicos, depois de produção industrial decepcionar, as vendas no varejo no Brasil subiram 0,8% em janeiro ante dezembro, acima de expectativa de 0,3% em pesquisa da Reuters. Já a abertura de 155.178 vagas formais de trabalho no mesmo mês ficou aquém das estimativas.

DESTAQUES

– PETROBRAS PN subia 1% e ON avançava 0,5%, após dispararem na abertura. A companhia anunciou elevação nos preços do diesel, gasolina e GLP. Além disso, o petróleo retomava alta, depois de afirmações contrastantes de representantes dos Emirados Árabes Unidos sobre potencial elevação de oferta da commodity. PETRORIO ON caía 0,1% e 3R PETROLEUM ON perdia 0,2%.

– EMBRAER ON afundava 10,9%, após duas sessões de alta. A fabricante de aeronaves registrou lucro líquido de 11,1 milhões de reais para o quarto trimestre, revertendo prejuízo de 7,7 milhões de reais um ano antes, e estimou margem Ebitda ajustada de 8% a 9%, com receita ficando entre 4,5 bilhões e 5 bilhões de dólares em 2022.

– VALE ON subia 0,7%, mesmo após minério de ferro cair 3,2% na China. Negociações de níquel seguem interrompidas em Londres, após disparada, enquanto bolsa de Xangai tomou medida semelhante, mas com duração de um dia.

– NATURA ON desabava 9,1%, depois de registrar na véspera a maior alta em uma sessão desde março de 2020. A companhia divulgou na quarta-feira à noite lucro líquido de 695,4 milhões de reais no quarto trimestre, acima do esperado por analistas. A companhia suspendeu por ora os planos para migrar sua listagem primária para a bolsa de Nova York e espera um primeiro semestre desafiador, segundo seu presidente-executivo.

– ITAÚ UNIBANCO PN cedia 1%, BRADESCO PN recuava 1,7%, BANCO DO BRASIL ON tinha queda de 2,6% e SANTANDER BRASIL UNIT operava estável. Setor financeiro teve alta firme na véspera.

– VIA ON tinha queda de 6,7%, depois de seu lucro líquido no quarto trimestre cair mais de 90% frente um ano antes, com recuo nas vendas e piora na linha financeira. MAGAZINE LUIZA ON perdia 4,8% e AMERICANAS ON desvalorizava-se 3,3%.

– CSN ON apontava decréscimo de 4,4%, após reportar lucro líquido de 1,06 bilhão de reais no quarto trimestre, abaixo das estimativas do mercado. Siderúrgicas, no geral, operavam sem direção clara na bolsa. CSN MINERAÇÃO ON recuava 5,1%, mesmo após divulgar lucro de 704 milhões de reais no período.

(Edição Alberto Alerigi Jr.)

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI2911R-BASEIMAGE