A Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, opera em alta na manhã desta sexta-feira (20) e às 10h37 registrava elevação de 4,31%, aos 71.292 pontos.

O Ibovespa, principal índice da B3, segue ritmo de alta sustentada na véspera, quando fechou com variação positiva de 2,15%, aos 68.331 pontos.

+ Pacotes contra coronavírus trazem alívio e índices sobem no mundo
+ Influenciado por melhora externa, dólar volta cair, mas sustenta os R$ 5,00

É um alívio para o mercado acionário, que acumulou dois derretimentos durante a semana, uma na segunda-feira (16), ao cair 13,92% e outra na quarta-feira (18), com queda de 10,35%. Em ambos os dias foram acionados o “circuit breaker” e as negociações foram interrompidas.

O avanço do coronavírus no mundo e as medidas anunciadas pelas economias locais para mitigar os efeitos da pandemia nos mercados geraram resultados nas bolsas, que fecharam em alta generalizada na Ásia e sobem na Europa e Estados Unidos.

O Senado deve votar hoje, às 11h, o decreto de calamidade pública encaminhado pelo governo federal. A votação será feita via plenário online, já que três senadores – incluindo o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP) – estão infectados pelo coronavírus.

Aprovado na Câmara quarta-feira (18), o texto autoriza o Executivo a gastar mais para enfrentar o conronavírus e não caracterizar desobediência às metas fiscais.

O movimento, aliado a paralização do País pelo coronavírus, deve afetar o Produto Interno Bruto (PIB) de 2020. A previsão será feita em anúncio marcado pela equipe econômica para hoje e pode vir cortada a zero.