Ibovespa opera próximo à estabilidade após maior tombo de 2022

Telão mostra ações na B3 (Crédito: REUTERS/Amanda Perobelli)
Por Andre Romani
SÃO PAULO (Reuters) – O principal índice da bolsa brasileira alternava leves perdas e ganhos nesta terça-feira, depois de sofrer na véspera a maior baixa no ano até agora.
A Vale era a maior contribuição para a queda, enquanto a Petrobras subia na ponta oposta, depois de cair mais de 7% na véspera com sua política de preços em foco.
Às 12:19, o Ibovespa subia 0,16%, a 111.767,35 pontos. O volume financeiro era de 12,27 bilhões de reais.
Os principais índices em Wall Street caíam, em pregão volátil, após notícia de que os Estados Unidos devem anunciar a suspensão das importações de petróleo russo nesta terça-feira, disse uma fonte familiarizada ao assunto à Reuters. O presidente norte-americano, Joe Biden, anunciará ações contra a Rússia às 12h45 (horário de Brasília), segundo a Casa Branca.
+ Dólar passa a cair e vai a R$5,04 com repentina melhora de sentimento externo
A alta dos preços do petróleo, em reação às sanções contra a Rússia, segue impulsionando temores de inflação e estagnação econômica e levando à cautela nos mercados globais.
Na cena doméstica, as ações da Petrobras recuperavam-se parcialmente do tombo da véspera. Entretanto, investidores mantém-se preocupados com as possíveis soluções do governo para segurar a alta dos combustíveis, diante de sinais dúbios sobre o tema vindos do Executivo e do Legislativo.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu que o governo mantenha a política de preços da Petrobras, segundo o jornal Valor Econômico.
Já na véspera, o presidente Jair Bolsonaro disse que a paridade nos preços de combustíveis com o mercado internacional “não pode continuar”.
O Ministério da Economia não está discutindo diretamente a política de preços da estatal, disse na segunda-feira à Reuters uma fonte da pasta familiarizada com o assunto, sinalizando que não haveria apoio ou oposição da pasta a uma mudança.
DESTAQUES
– PETROBRAS PN avançava 2,2%, enquanto ON subia 1,9%, depois de os dois papéis registrarem a maior queda desde fevereiro de 2021 na véspera. O petróleo disparava novamente, com os preços do Brent a 130 dólares, diante da possibilidade de os EUA interromperem importações de petróleo da Rússia. PETRORIO ON ganhava 6,3% e 3R PETROLEUM ON tinha alta de 4%.
– VALE ON recuava 2%. A mineradora informou na segunda-feira à noite que fortes chuvas levaram à suspensão temporária da circulação de trens em um trecho da ferrovia Estrada de Ferro Carajás. A Vale disse que o impacto na produção será mínimo e compensado ao longo do ano, mantendo a projeção para 2022. Na Ásia, contratos do minério de ferro tiveram leve alta. A bolsa de metais em Londres interrompeu negócio de níquel após disparada.
– GOL PN subia 6%, enquanto AZUL PN crescia 4,6%, após ambas as ações marcarem maior queda desde março de 2020 na véspera, com preços do petróleo pressionando custos das companhias aéreas.
– HAPVIDA ON perdia 1,7%, quarta queda seguida.
– LOCAWEB ON recuava 5,1%, enquanto INTER UNIT cedia 3,25%.
– GPA ON desvalorizava-se 1,9% e CARREFOUR BRASIL ON apontava queda de 1,5%, terceira baixa consecutiva para ambos.
Veja também
- + Veja os 8 sintomas da Ômicron em pessoas vacinadas
- + Bruna Lombardi posta foto seminua e reflete sobre intimidade
- + 7 dicas para aumentar a restituição do seu Imposto de Renda
- + Jovem é internado na UTI após desenvolver condição pulmonar rara ao se masturbar
- + Novo RG: quanto tempo você tem para providenciar o documento
- + 10 carros com tração dianteira divertidos de guiar
- + Filha de Ana Maria Braga exibe vida simples no interior de SP
- + Chay Suede vira piada nas redes sociais com foto de ‘feijoada gourmet’
- + Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
- + Veja quais foram os carros mais roubados em SP
- + Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
Tópicos
ações contra a Rússia acoes da petrobras alta dos combustíveis alta dos preços do petróleo Arthur Lira Casa Branca Estados Unidos estagnação econômica executivo Ibovespa inflação joe biden Legislativo Mercado Internacional mercados globais Ministério da Economia paridade nos preços de combustíveis Petrobras política de preços politica de preços da petrobras preços de combustíveis Preços do petróleo pregão volátil presidente da Câmara dos Deputados presidente Jair Bolsonaro presidente norte-americano principais índices principal índice da bolsa brasileira sanções contra a Rússia suspensão das importações de petróleo russo Updated Vale volume financeiro Wall Street