Negócios

Ibovespa opera próximo à estabilidade após maior tombo de 2022

Crédito: REUTERS/Amanda Perobelli

Telão mostra ações na B3 (Crédito: REUTERS/Amanda Perobelli)

Por Andre Romani

SÃO PAULO (Reuters) – O principal índice da bolsa brasileira alternava leves perdas e ganhos nesta terça-feira, depois de sofrer na véspera a maior baixa no ano até agora.



A Vale era a maior contribuição para a queda, enquanto a Petrobras subia na ponta oposta, depois de cair mais de 7% na véspera com sua política de preços em foco.

Às 12:19, o Ibovespa subia 0,16%, a 111.767,35 pontos. O volume financeiro era de 12,27 bilhões de reais.

Os principais índices em Wall Street caíam, em pregão volátil, após notícia de que os Estados Unidos devem anunciar a suspensão das importações de petróleo russo nesta terça-feira, disse uma fonte familiarizada ao assunto à Reuters. O presidente norte-americano, Joe Biden, anunciará ações contra a Rússia às 12h45 (horário de Brasília), segundo a Casa Branca.

+ Confira 10 receitas para reaproveitar ou turbinar o arroz do dia a dia


Dólar passa a cair e vai a R$5,04 com repentina melhora de sentimento externo

A alta dos preços do petróleo, em reação às sanções contra a Rússia, segue impulsionando temores de inflação e estagnação econômica e levando à cautela nos mercados globais.


Na cena doméstica, as ações da Petrobras recuperavam-se parcialmente do tombo da véspera. Entretanto, investidores mantém-se preocupados com as possíveis soluções do governo para segurar a alta dos combustíveis, diante de sinais dúbios sobre o tema vindos do Executivo e do Legislativo.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu que o governo mantenha a política de preços da Petrobras, segundo o jornal Valor Econômico.

Já na véspera, o presidente Jair Bolsonaro disse que a paridade nos preços de combustíveis com o mercado internacional “não pode continuar”.

O Ministério da Economia não está discutindo diretamente a política de preços da estatal, disse na segunda-feira à Reuters uma fonte da pasta familiarizada com o assunto, sinalizando que não haveria apoio ou oposição da pasta a uma mudança.

 

DESTAQUES

– PETROBRAS PN avançava 2,2%, enquanto ON subia 1,9%, depois de os dois papéis registrarem a maior queda desde fevereiro de 2021 na véspera. O petróleo disparava novamente, com os preços do Brent a 130 dólares, diante da possibilidade de os EUA interromperem importações de petróleo da Rússia. PETRORIO ON ganhava 6,3% e 3R PETROLEUM ON tinha alta de 4%.

– VALE ON recuava 2%. A mineradora informou na segunda-feira à noite que fortes chuvas levaram à suspensão temporária da circulação de trens em um trecho da ferrovia Estrada de Ferro Carajás. A Vale disse que o impacto na produção será mínimo e compensado ao longo do ano, mantendo a projeção para 2022. Na Ásia, contratos do minério de ferro tiveram leve alta. A bolsa de metais em Londres interrompeu negócio de níquel após disparada.

– GOL PN subia 6%, enquanto AZUL PN crescia 4,6%, após ambas as ações marcarem maior queda desde março de 2020 na véspera, com preços do petróleo pressionando custos das companhias aéreas.

– HAPVIDA ON perdia 1,7%, quarta queda seguida.

– LOCAWEB ON recuava 5,1%, enquanto INTER UNIT cedia 3,25%.

– GPA ON desvalorizava-se 1,9% e CARREFOUR BRASIL ON apontava queda de 1,5%, terceira baixa consecutiva para ambos.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI2711G-BASEIMAGE