Ibovespa interrompe sequência de 5 altas por efeito de Copom e exterior

SÃO PAULO (Reuters) – O Ibovespa interrompeu uma série de cinco altas seguidas nesta quinta-feira, após o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central adotar tom visto como mais duro por analistas e em meio a uma sessão negativa no exterior.
O Ibovespa caiu 1,67%, a 106.291,24 pontos, após ter batido 105.890,21 pontos na mínima. Nas últimas cinco sessões, o índice acumulou ganho de 7,26%. O giro financeiro desta sessão foi de 23,8 bilhões de reais, abaixo da média recente.
+ Bolsas de NY fecham em baixa, com Ômicron, à espera de CPI e Fed
Na véspera, o Copom elevou a Selic em 1,5 ponto percentual, conforme esperado por economistas em pesquisa Reuters, para 9,25% ao ano, e indicou uma nova alta de mesma magnitude na próxima reunião.
O comitê disse que, “diante do aumento de suas projeções e do risco de desancoragem das expectativas para prazos mais longos, é apropriado que o ciclo de aperto monetário avance significativamente em território contracionista”. Além disso, o Copom afirmou que “irá perseverar em sua estratégia até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas”.
O tom do comunicado foi visto como ‘duro’ por analistas. Ações de varejistas e de bancos caíram em bloco, assim como de outros setores sensíveis a taxa de juros, como o imobiliário.
“O cenário de possível alta na inadimplência, custo de crédito mais caro e poder de compra da população em baixa são pontos importantes para diversos setores e por isso as ações tiveram baixa prevendo ainda um longo caminho para recuperação”, segundo Regis Chinchila, analista da Terra Investimentos.
O exterior também não ajudou, com queda do S&P 500 e do Nasdaq, após dias de alta por alívio com a Ômicron. Os investidores digeriram dado de pedidos de auxílio-desemprego abaixo da estimativa, enquanto aguardam indicador-chave de inflação dos EUA na sexta-feira.
Dados do mercado de trabalho e sobre alta nos preços vêm sendo avaliadas pelo mercado dada sua influência na eventual decisão do Federal Reserve (Fed) de acelerar a retirada de estímulos e de quando subir os juros. A próxima reunião do Fed sobre política monetária ocorre na semana que vem.
DESTAQUES
– NUBANK fechou com alta de 14,8% em sua estreia na NYSE, enquanto os BDRs na B3 saltaram 20%. Na véspera, o Nubank precificou o IPO a 9 dólares por ação, topo da faixa indicativa que foi reduzida anteriormente, captando cerca de 2,6 bilhões de dólares. O IPO teve demanda oito vezes maior que a oferta, disse uma fonte a par do assunto.
– LOJAS AMERICANAS PN desabou 9,2%, AMERICANAS ON afundou 8,6%, MAGAZINE LUIZA ON estendeu o tombo de mais da véspera e recuou 7,8% e VIA ON teve queda de 7,1%. O índice dos papéis de consumo da B3 (que inclui empresas fora do Ibovespa) cedeu 2,3%, ficando atrás dos pares dos setores imobiliário e financeiro.
– MRV ON cedeu 4,7%, EZTEC ON caiu 4,95% e CYRELA ON recuou 3%.
– ITAÚ UNIBANCO PN caiu 2,7%, BRADESCO PN recuou 2,55%, SANTANDER UNIT cedeu 3,4% e BANCO DO BRASIL ON teve queda de 2,2%.
– BRASKEM PN estendeu queda da véspera e caiu 6,9%, em meio informações sobre a venda de participação por seus controladores. A Petrobras reiterou pela manhã que ainda não decidiu sobre a forma como venderá sua fatia na petroquímica. Na véspera, o Broadcast disse que Morgan Stanley e JPMorgan foram contratados para o sindicato de bancos que vai conduzir oferta de ações da Braskem por Petrobras e Novonor.
– CSN ON subiu 1,5%. A companhia teve encontro com investidores e analistas na véspera, recebendo análises positivas. CSN MINERAÇÃO ON, que não está no Ibovespa, subiu 4,15%.
– GOL PN subiu 3,6%. Investidores seguem observando noticiário sobre a Covid-19 e potenciais medidas de restrição por conta da variante Ômicron.
– WEG ON e EQUATORIAL ON também tiveram desempenho positivo, ambas com alta de 1,3%.
– LOCALIZA ON e UNIDAS ON caíram 1,3% e 0,8%, respectivamente, após análise da fusão das empresas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) ser marcada para 15 de dezembro, segundo o Diário Oficial da União
(Por Andre Romani)
Veja também
- + Veja os 8 sintomas da Ômicron em pessoas vacinadas
- + Bruna Lombardi posta foto seminua e reflete sobre intimidade
- + 7 dicas para aumentar a restituição do seu Imposto de Renda
- + Jovem é internado na UTI após desenvolver condição pulmonar rara ao se masturbar
- + Novo RG: quanto tempo você tem para providenciar o documento
- + 10 carros com tração dianteira divertidos de guiar
- + Filha de Ana Maria Braga exibe vida simples no interior de SP
- + Chay Suede vira piada nas redes sociais com foto de ‘feijoada gourmet’
- + Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
- + Veja quais foram os carros mais roubados em SP
- + Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
Tópicos
ações auxilio brasil B3 b3sa3 BC bitcoin Bolsa de Valores Bolsa Família brsr6 cogn3 Como está a bolsa hoje? Copom cotacao ibovespa enbr3 Euro hoje fórum ibovespa goau4 grafico ibovespa ibov Ibovespa ibovespa bbas3 ibovespa futuro ibovespa futuro em tempo real ibovespa histórico ibovespa histórico gráfico ibovespa hoje grafico tempo real ibovespa petr4 infomoney IPO ivvb11 lame4 mercado acionário mercado externo Mercado financeiro Nubank omicron Onde acompanhar o Ibovespa? p500 PEC Precatórios Qual o site oficial da B3? RAIZ4 Selic taee11 taxa de juros Wall Street