Ibovespa destoa de NY, sobe e volta ao patamar dos 110 mil pontos após 3 meses

Ações em Real estão baratas para o investidor estrangeiro (Crédito: Divulgação - B3)
Por Andre Romani
SÃO PAULO (Reuters) – O principal índice da bolsa brasileira disparou nesta terça-feira, mesmo com a queda em Wall Street, à medida que a alta de ações de bancos e da Petrobras superou a ansiedade do mercado norte-americano com a decisão de política monetária do Federal Reserve, na quarta-feira.
+ Nubank cai 20% desde estreia na Bolsa e já vale menos do que Itaú e Bradesco
O Ibovespa subiu 2,10%, a 110.203,77 pontos, o primeiro fechamento acima dos 110 mil pontos desde 20 de outubro. O volume financeiro da sessão foi de 31,5 bilhões de reais.
A alta do Ibovespa nesta terça-feira ocorreu na sequência de duas quedas seguidas, mas está em linha com o desempenho do índice no ano, período em que sobe cerca de 5,1%, enquanto as principais referências acionários nos EUA estão no vermelho, com o Nasdaq Composite caindo mais de 13%.
Para Rodrigo Crespi, especialista de mercado da Guide Investimentos, o Ibovespa foi impulsionado na sessão pela migração de posições de ações de empresas de crescimento para empresas de valor, além de um fluxo positivo de estrangeiros para a bolsa, movimento que é beneficiado também pela queda do dólar.
As ações de companhias ditas de crescimento incluem as de tecnologia, que dependem mais de custo de capital e são mais sensíveis às taxas de juros, enquanto papéis de empresas exportadoras e bancos são considerados de valor, menos sensíveis a essas variações.
Nos EUA, o S&P 500 e o Nasdaq caíram 1,2% e 2,3%, respectivamente, enquanto o Dow Jones cedeu 0,2%, em sessão volátil. Ações de tecnologia pesaram fortemente diante de incertezas sobre a possibilidade de um Fed cada vez mais duro com a inflação.
O mercado está ansioso com a decisão de política monetária a ser divulgada na quarta-feira pelo Fed e deve buscar por pistas no comunicado e na fala do presidente do banco central norte-americano, Jerome Powell, sobre o ritmo do ciclo de alta de juros naquele país e se ele começará tão cedo quanto março.
Além disso, investidores mantêm no radar as tensões geopolíticas na Ucrânia, após a Rússia acumular tropas nas fronteiras com o país vizinho e ser acusada por outras nações de planejar uma invasão –o que Moscou nega.
Na cena doméstica, o dia foi mais esvaziado, embora questões fiscais e políticas sigam monitoradas. Destaque para a aprovação pelo conselho de ministros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de convite para que o Brasil inicie a abertura de discussões para adesão à entidade.
Entre os indicadores econômicos, a Receita Federal disse que a arrecadação pelo governo teve alta real de 17,36% em 2021, a 1,879 trilhão de reais.
DESTAQUES
– PETROBRAS PN e ON subiram 3,3% cada, diante de avanço de 2,2% do petróleo Brent com leitura de que cenário de oferta pode apertar em meio a tensões envolvendo a Ucrânia e a Rússia, ameaças à infraestrutura nos Emirados Árabes Unidos e dificuldade da OPEC+ de alcançar sua meta de crescimento de produção mensal.
– SANTANDER BRASIL UNIT ganhou 6,3%, ITAÚ UNIBANCO PN subiu 3,6%, BRADESCO PN avançou 4% e BANCO DO BRASIL ON teve alta de 2,6%.
– SUZANO ON cedeu 2,6%, quinta queda consecutiva.
– VALE ON subiu 0,2%, enquanto siderúrgicas cederam, com CSN ON caindo 2%. Futuros do minério de ferro avançaram na Ásia, com mineradoras, incluindo a Fortescue, elevando preocupações com a escassez de mão de obra na Austrália por causa das restrições da Covid-19.
– CARREFOUR BRASIL ON subiu 3,4%, após a superintendência-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica recomendar ao tribunal do órgão a aprovação da aquisição do Grupo BIG Brasil, mas condicionando o negócio ao desinvestimento de algumas unidades do varejo de autosserviço.
– JHSF ON avançou 6,2%, CYRELA ON subiu 5,4% e MRV ON teve alta de 4,6%, em sessão positiva para papéis sensíveis a taxa de juros, como construtoras e empresas ligadas ao setor de tecnologia.
– LOCAWEB ON subiu 6,4%, CIELO ON avançou 6,3% e POSITIVO ON fechou com alta de 5,4%.
– QUALICORP ON subiu 7,5%, HAPVIDA ON avançou 6%, INTERMÉDICA ON teve alta de 5% e SULAMERICA UNIT ganhou 4,5%.
(Por Andre Romani; Edição de Isabel Versiani)
Veja também
- + Veja os 8 sintomas da Ômicron em pessoas vacinadas
- + Bruna Lombardi posta foto seminua e reflete sobre intimidade
- + 7 dicas para aumentar a restituição do seu Imposto de Renda
- + Jovem é internado na UTI após desenvolver condição pulmonar rara ao se masturbar
- + Novo RG: quanto tempo você tem para providenciar o documento
- + 10 carros com tração dianteira divertidos de guiar
- + Filha de Ana Maria Braga exibe vida simples no interior de SP
- + Chay Suede vira piada nas redes sociais com foto de ‘feijoada gourmet’
- + Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
- + Veja quais foram os carros mais roubados em SP
- + Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
Tópicos
ações acoes bolsa ações do setor bancário Agentes de mercado ALIANSCE SONAE alta das commodities alta de juros alta de juros nos EUA alta do Ibovespa alta do petróleo Americanas ON atividade econômica B3 BANCO DO BRASIL ON bancos Bolsa brasileira Bolsa de Valores bolsas em nova york bolsas norte-americanas BRF BRMALLS ON BTG PACTUAL CAMIL ON capital estrangeiro Citigroup commodities construção construtoras dados de arrecadação desempenho do Ibovespa Dow Jones Educação empresas exportadoras Fed Federal Reserve fluxo estrangeiro governo federal Ibovespa índice da bolsa brasileira INTER UNIT invasão investidores JHSF JPMorgan juros nos EUA LOCAWEB ON MAGAZINE LUIZA ON melhor semana Ibovespa mercado acionário Mercado financeiro MINERVA ON Moscou Nasdaq Nasdaq Composite omicron papéis atrativos papéis da Petrobras paralisação participação de bancos Petrobras petróleo política monetária política monetária do Federal Reserve portfólio de ativos PREGÕES projeções do mercado queda da bolsa questões fiscais e política Receita Federal recuperação de papéis Rússia S&P 500 Selic setor bancário setor financeiro shoppings Suzano taxa de juros taxa Selic tecnologia tensões geopolíticas tensões geopolíticas na Ucrânia tropas nas fronteiras Vale Vale ON vale3 variante variante omicron vendas no varejo vendas no varejo no Brasil volume de serviços volume financeiro Wall Street YDUQS