Os investidores do mundo todo retomaram a cautela nesta terça-feira, 18, e o Ibovespa, principal índice do mercado de ações do Brasil, fechou o dia em baixa de 3,22%, aos 60.841 pontos: o menor nível desde outubro de 2009.

Também como reflexo da maior aversão ao risco, o dólar comercial subiu 0,55%, para R$ 1,822. No mês de maio, a moeda americana acumula valorização de 4,83% em relação à brasileira e, no ano, a alta acumulada é de 4,53%.

Apesar de a Grécia ter recebido a primeira parcela (no valor de 14,5 bilhões de euros) do pacote de ajuda ao velho continente proposto pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), as preocupações no mercado quanto à saúde fiscal da Europa persistem e direcionam os negócios, com temores de que os países em dificuldade não consigam colocar em prática os planos de reestruturação.

O ministro das Finanças da Grécia, George Papaconstantinou, afirmou hoje que o governo espera receber mais 18 bilhões de euros de ajuda externa ainda este ano, além do total de 20 bilhões de euros já transferido ao país como parte do socorro internacional. Papaconstantinou disse acreditar que a segunda parcela do pacote de 110 bilhões de euros da UE e do FMI “será paga em algum momento do outono” no hemisfério norte (primavera no hemisfério sul).

 

Com informações da Agência Estado

 

Leia mais:

> Grécia espera receber mais 18 bilhões de euros em 2010