A Bolsa de Valores de São Paulo iniciou o primeiro pregão da semana em bom ritmo, apesar das quedas nos índices internacionais e da projeção de retração para o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano. Às 10h33, o Ibovespa registrava alta de 2,32%, aos 75.130 pontos.

O movimento desta segunda-feira (30) é oposto ao registrado no último pregão, de sexta-feira (27), quando o principal índice da B3 fechou em queda de 5,51%, após três pregões de fechamentos em alta.

+ Juros abrem em alta, mas recuam diante de otimismo de Guedes
+ Projeção do IPCA para 2020 passa de 3,04% para 2,94% no Focus do BC
+ Dólar sobe em linha com exterior por cautela sobre disseminação do coronavírus

Os movimentos positivos do mercado financeiro na B3 acontecem em meio ao novo boletim Focus, do Banco Central, divulgado na manhã desta segunda-feira, indicando que a expectativa geral é de que o PIB do País fechará 2020 em contração de 0,48%. A projeção anterior era de 1,48%.

Ainda assim, o previsto para o PIB de 2021 é de expansão em 2,50%.

No mundo, as atenções estão voltadas para o avanço do coronavírus nas economias locais. A Covid-19 já infectou quase 738 mil pessoas e causou um total de 35 mil mortes. Até o momento, o país com mais infectados é os Estados Unidos, com 143 mil casos registrados.

Ontem (29), o presidente Donald Trump anunciou que a quarentena nos EUA deve seguir até 30 de abril. A fala vai na contramão do que ele havia dito na semana passada, quando afirmou que esperava contar com o fim das medidas de isolamento social até o começo de abril, coincidindo com o período da páscoa, em 12 de abril.

As bolsas asiáticas fecharam em queda, enquanto as europeias operam em relativa baixa.