A McCormick, uma das mais tradicionais fábricas de temperos do mundo, anunciou o uso de inteligência artificial (IA) na criação de novos sabores de condimentos. Em parceria com a IBM, a companhia projetou um sistema que reúne todo o conhecimento da empresa acumulado nos últimos 40 anos para desenvolver novas combinações de sabores.

A plataforma, chamada “One”, examina esses dados para identificar padrões e combinações que os humanos talvez ainda não tenham considerado. A expectativa é que a primeira leva de produtos feitos com IA seja lançada ainda neste ano e que a tecnologia esteja presente em toda linha de montagem da McCormick até 2021.

Hoje a empresa conta com um time de especialistas para desenvolver os produtos, que podem fazer até 150 alterações em uma fórmula até que ela seja aprovada, em um processo que pode levar de duas semanas até seis meses. Com o uso da IA, a projeção é reduzir este tempo para menos da metade.

Apesar do uso da tecnologia, o processo inicial da criação de um tempero, como a escolha de itens básicos, não será substituído pela máquina. De acordo com a McCormick, a mudança estará nas etapas seguintes, como o processamento de fórmulas que possam ser aplicados à ideia original. As provas finais e testes continuarão sob a responsabilidade dos seres humanos, afirma a empresa.