A IBM anunciou a instalação de um centro pesquisa em inteligência artificial (IA) no Brasil, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O projeto terá investimento de US$ 20 milhões (aproximadamente R$ 74 milhões) em uma década, sendo metade aportada pelas duas instituições e o restante através de outras universidades e centros de ensinos. As instituições interessadas podem se inscrever no site da Fapesp, até o dia 15 de abril.

A expectativa é que o espaço esteja em funcionamento até o final de setembro deste ano. O centro tecnológico brasileiro será o primeiro da América Latina a integrar a IBM IA Horizons Network, rede criada em 2016 e composta por universidades e centros de pesquisa. Os estudos no campus do Brasil englobarão o uso da IA diversas frentes de conhecimento, como finanças, saúde, gerencialmente de recursos naturais e agronegócios.

“O Brasil tem uma vocação para pesquisas em recursos naturais e, principalmente, agricultura. Nosso laboratório vem trabalhando há mais de três anos com agricultura digital. Já temos grande volume de dados sobre o assunto, que é uma área econômica importante para o país”, afirmou o diretor de IBM Research Brasil, Ulisses Mello, em entrevista à agência de notícias Efe.