O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Roberto Olinto, frisou, em entrevista coletiva a jornalistas em São Paulo, que o instituto sempre foi e sempre será um órgão técnico, independente de quem está à frente dele.

Perguntado se o IBGE voltaria a ser um órgão técnico ao decidir por informar as atualizações nas pesquisas com maior antecedência, Olinto disse que o IBGE sempre foi técnico e sempre será técnico. “Não se pode mexer no IBGE, pois ele é composto de um corpo absolutamente técnico e consciente. Ele é técnico e será técnico, independente do presidente, de mim, do Rabello ex-presidente, ou de gestões anteriores. O IBGE sempre foi um órgão de excelência técnica.”

Na entrevista coletiva, o novo presidente do IBGE informou que o anúncio de novas atualizações será feito com dois meses de antecedência, a fim de evitar ruídos. Isso porque em meio às revisões das pesquisas de varejo e de serviços no inicio do ano o IBGE foi criticado pelo mercado por informar as alterações com apenas um mês de antecedência.