Rio, 13 – A aquisição de leite cru por estabelecimentos que atuam sob algum tipo de inspeção sanitária no País totalizou 6,30 bilhões de litros no terceiro trimestre, segundo os resultados preliminares da Pesquisa Trimestral do Abate de Animais, divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado corresponde a um aumento de 15,1% em relação ao volume registrado no segundo trimestre. Em relação ao terceiro trimestre de 2017, a aquisição de leite subiu 0,3%.

Os curtumes investigados pela pesquisa – que efetuam curtimento de pelo menos 5.000 unidades inteiras de couro cru bovino por ano – declararam ter recebido 8,93 milhões de peças inteiras de couro no terceiro trimestre, uma alta de 8,6% em relação ao volume registrado no segundo trimestre. Na comparação com o terceiro trimestre de 2017, houve crescimento de 2,2%.

A produção de ovos de galinha totalizou 911,63 milhões de dúzias no terceiro trimestre de 2018, a maior produção já registrada para o período desde o início da série histórica, iniciada em 1987. O resultado foi 8,0% maior que o obtido no terceiro trimestre do ano passado. Em relação ao segundo trimestre, houve aumento de 4,3%.