Economia

Ibevar prevê inadimplência no varejo em alta em abril e maior nível do ano

Crédito: Pexels

Inadimplência em abril subiu entre as famílias (Crédito: Pexels )



A taxa de inadimplência com recursos livres da pessoa física no varejo, considerando atrasos acima de 90 dias, pode ter um pico em abril, batendo em 4,69%, o maior nível do ano, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar) divulgada nesta sexta-feira. As expectativas para maio e junho já mostram uma melhora dos calotes, com o índice ficando em 3,05% e 2,82%, respectivamente, mas os dados podem ser revistos, alerta o Ibevar.

A previsão para a taxa de abril de 4,69% representa o aumento de 0,01 ponto porcentual em comparação à projeção para março e 0,08 em relação à taxa real de janeiro de 2022.

+ Dólar vai a R$4,79, caminha para maior alta diária desde março de 2020 e deixa real na lanterna global

A inflação e a pressão da alta de preços na renda das famílias explica a tendência de aumento da inadimplência no Brasil, segundo o presidente do Ibevar, Claudio Felisoni de Angelo. Já a redução esperada para maio e junho decorre da própria contração das despesas das famílias, comenta ele em nota à imprensa.




Contudo, o Ibevar alerta que as projeções de maio e junho podem ser revisadas, dependendo da evolução das vendas em abril.

A inadimplência de pessoas físicas com recursos livres considera todas as operações com parcelas em atraso acima de 90 dias de atraso, com exceção das vinculadas ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ou lastreados em recursos compulsórios ou governamentais, explica o Ibevar.







Tópicos

? Como a inadimplência afeta as empresas? alta da taxa básica de juros capital paulista Como a inadimplência prejudica a economia em nosso país listando no mínimo três itens sobre os prejuízos causados? Como cobrar um cliente inadimplente? como contrair empréstimo consumo crédito Crédito 2022 crédito bancos Crédito calotes Crédito expectativa 2022 crédito imobiliário bancos Crédito juros Crédito liberação 2022 Crédito pessoa física Crédito projeções desemprego dificuldade das famílias em manter o consumo dívida dívidas atrasadas dívidas em atraso empréstimo banco documentos empréstimo bancos juros empréstimo casa própria empréstimo consignado o que é empréstimo habitação empréstimo selic empréstimos melhor opção endividamento faixa de renda de até dez salários mínimos famílias com dívidas famílias com dívidas na capital paulista famílias que recebem até dez salários mínimos por mês Fecomercio-SP Ibevar inadimplecia inadimplência inadimplência das famílias na cidade de São Paulo Inadimplência na capital paulista índice de inadimplência inflação IPCA juros O que a inadimplência pode causar? o que acontece com quem não paga dívidas? O que é cobrança de inadimplentes? o que é inadimplência? O que é permitido na cobrança? O que é uma pessoa inadimplente? O que significa risco de inadimplência? Octavio de Lazari pesquisa da Federação do Comércio de Bens Pesquisar: O que é cobrança de inadimplentes? presidente do Bradesco previsão Quais as desvantagens e consequências de ser um inadimplente? Quais os direitos do consumidor inadimplente? Quais tipos de inadimplência qual a dívida das famílias brasiliras? Qual é o perfil de um profissional de cobrança? Quando ocorre a inadimplência? Quando um cliente é considerado inadimplente? Quanto tempo o nome fica inadimplente? Serviços e Turismo do Estado de São Paulo sistema financeiro Sistema Financeiro Nacional Taxa básica de juros varejo volume de Crédito 2021 XP