Economia

IBC-Br sobe 1,70% em fevereiro ante janeiro, com ajuste, diz BC

A atividade econômica brasileira avançou pelo décimo mês consecutivo. O Banco Central informou nesta segunda-feira que o Índice de Atividade (IBC-Br) subiu 1,70% em fevereiro ante janeiro, na série já livre de influências sazonais. Em janeiro, o avanço havia sido de 1,25% (dado revisado).

Os efeitos da pandemia do novo coronavírus sobre a economia, percebidos em fevereiro do ano passado, se intensificaram em todo o mundo a partir de março. Para conter o número de mortos, o Brasil adotou o isolamento social em boa parte do território, o que impactou a atividade econômica. Os efeitos negativos foram percebidos principalmente em março e abril de 2020. Após este período, o IBC-Br passou a reagir.

De janeiro para fevereiro de 2021, o índice de atividade calculado pelo BC passou de 140,85 pontos para 143,24 pontos na série dessazonalizada. Este é o maior patamar desde março de 2015 (143,89 pontos).

Na comparação entre os meses de fevereiro de 2021 e fevereiro de 2020, houve alta de 0,98% na série sem ajustes sazonais. Esta série encerrou com o IBC-Br em 135,96 pontos em fevereiro.

Conhecido como uma espécie de “prévia do BC para o PIB”, o IBC-Br serve mais precisamente como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses. A projeção atual do BC para a atividade doméstica em 2021 é de alta de 3,6%.

No Relatório de Mercado Focus divulgado pelo BC mais cedo, a projeção é de alta de 3,04% do PIB em 2021. O Focus reúne as projeções dos economistas do mercado financeiro.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

Tópicos

BC fevereiro IBC-Br