Quando Carlos II foi decretado herdeiro do trono da Inglaterra, em 1649, retornou da Holanda em uma embarcação a vela bastante veloz para a época. Rapidamente, a novidade se espalhou entre os nobres ingleses e logo o restante da Europa e do mundo aderiu ao jeito holandês de se divertir em alto-mar.
 

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Azimut 120: um dos modelos mais recentes da marca, que quer fazer 
do Brasil seu terceiro polo de produção, atrás da Itália e da Turquia

Trezentos anos mais tarde, o hobby dos privilegiados não para de conquistar adeptos milionários. O antigo “jacht” ganhou formas, materiais e acomodações diversas, transformando-se em verdadeira casa marítima sem sair da moda e da lista dos objetos de desejo de ricos emergentes. Agora, a produção dessas imponentes embarcações poderá ser acompanhada de perto. O maior fabricante de iates do mundo, a italiana Azimut-Benetti – presente há 15 anos no País por licença concedida a um estaleiro brasileiro – aproveitou a maré agitada do mercado de luxo nacional .

Decidiu construir seu próprio estaleiro em Itajaí, importante polo portuário e de negócios localizado no litoral catarinense.“Há uma década, o Brasil vive em clima de estabilidade. Ficou mais fácil para o investidor estrangeiro agir sem riscos”, diz Luca Morando, CEO da Azimut-Benetti no Brasil. Com investimentos iniciais na ordem de R$ 200 milhões, o suntuoso projeto inicia suas atividades em 1º de agosto. Por enquanto, os italianos estão de olho no mercado interno. “Estamos concentrados no cliente brasileiro, sofisticado, que gosta de performance e de estética.” 
 

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Azimut 64: modelo apresentado ao mercado em junho, em Cannes
 

O primeiro iate com assinatura Azumit “made in Brazil” deverá ser lançado no evento Rio Boat Show, em 2011. A meta é construir uma centena de barcos por ano, todos seguindo à risca o tripé tecnologia, design e inovação. O grupo Azimut-Benetti tem operações em 67 países e 138 sedes. Com faturamento de R$ 1,7 bilhão e mais de R$ 1 bilhão de patrimônio líquido, produz 300 barcos por ano. Estimativas de mercado apontam para cerca de mil iates de luxo fabricados anualmente, em todo o globo, com preços que chegam a ultrapassar R$ 10 milhões. No Brasil, o consumo de iates ainda é pequeno. A proporção é de um barco para cada 2.500 habitantes, enquanto nos EUA é de uma unidade a cada 25 habitantes, segundo informações da YachtBrasil.