Maior evento náutico da América Latina, a 23a edição do Rio Boat Show ocupa a Marina da Glória até segunda-feira (10) com a expectativa de atrair mais de 35 mil visitantes interessados em conhecer lançamentos de estaleiros nacionais e estrangeiros.

A julgar pelos primeiros dias de evento, as vendas deverão superar as expectativas iniciais dos organizadores, que previam a geração de R$ 220 milhões em negócios. Isso porque apenas uma das embarcações expostas, a luxuosa Azimut Grande 27 Metri, com preço em torno de US$ 10 milhões, despertou o interesse de diversos potenciais compradores.

O modelo que já foi adquirido pelo craque Cristiano Ronaldo tem 350m², cinco suítes cabines (com camas para oito passageiros e três tripulantes), salas de estar e de jantar, solários, bar e banheira de hidromassagem. Pesa 93 toneladas e só o tanque de combustível tem capacidade para 9,5 mil litros.

Considerado um megaiate revolucionário por suas soluções tecnológicas, é fabricado desde 2020 pela italiana Azimut Yachts no parque fabril de Itajaí (SC), de onde já saíram ao menos três unidades. Como a produção de cada uma delas demanda meses, alguns dos compradores que fecharam contrato durante a Rio Boat Show terão de aguardar até 2025 para subir a bordo.

(Nota publicada na edição 1268 da Revista Dinheiro)