Duas horas da madrugada em São Paulo. Alguém baixa o aplicativo da 99 para fazer, pela primeira vez, uma corrida. Pagamento em dinheiro. Todos esses fatores são cruzados instantaneamente e o sistema faz o bloqueio automático do pedido de carro, evitando risco para o motorista do aplicativo de transporte. Os dados foram captados e verificados em tempo real por um software de Inteligência Artificial, tecnologia responsável por reduzir 60% do volume de ocorrências graves na plataforma em 2019.

O sistema de dados é montado para vasculhar, no momento da chamada da corrida, padrões de comportamento associados aos principais incidentes, como horário, modo de pagamento e histórico do usuário. “Hoje, mais de 99,99% das nossas chamadas terminam em segurança”, diz Thiago Hipólito, diretor de segurança da 99. “Vamos nos manter dedicados em sempre promover mais proteção antes, durante e depois das corridas.”

A empresa não fornece os números absolutos de corridas e de ocorrências, nem o investimento em ações de segurança. Divulga apenas que o time responsável pelo setor de segurança da empresa no Brasil é formado por 150 profissionais. Segundo a 99, a segurança é prioridade número 1, diante do crescimento no registro de ocorrências envolvendo parceiros e usuários de vários aplicativos de transporte. Situação que tem dado dor de cabeça a autoridades de segurança do País e tem feito com que as plataformas digitais invistam na proteção dos clientes com mais ênfase.

“Hoje, mais de 99,99% das nossas chamadas terminam em segurança” Thiago Hipólito, diretor de segurança do aplicativo 99.

A 99 afirma que a estratégia tem foco em três pilares: prevenção das ocorrências, proteção dos motoristas no trabalho e atendimento humanizado quando necessário. Antes da corrida, ferramentas de Inteligência Artificial atuam em conjunto por meio de machine learning. Além de captar padrões de comportamento suspeitos, o aplicativo faz mapeamento de áreas de risco e envia aos motoristas notificações quando a corrida começa ou termina nesses locais.

Durante as corridas, câmeras embarcadas nos carros e conectadas à central da 99 são monitoradas por uma equipe 24 horas por dia. As câmeras possuem botão de emergência. No aplicativo, também há a opção de ligar direto para a polícia. Depois das corridas, uma central telefônica de emergência está disponível para oferecer auxílio. “A 99 afirma ainda que disponibiliza seguro contra acidentes pessoais: desde o aceite até a finalização das corridas, passageiros e motoristas são cobertos”, garante a empresa, em nota.