A Hyundai apresentou nesta sexta-feira (16) a picape Santa Cruz 2022, que chegará primeiro no mercado norte-americano. Por lá, as vendas antecipadas estão previstas para o fim deste mês e depois será a vez do restante da América do Norte. O Santa Cruz Sport Adventure Vehicle começa a ser produzido em Montgomery, Alabama, em junho, e estará disponível para venda no verão.

“Santa Cruz, com seu estilo arrojado, abre todo o território do novo segmento, tanto para a Hyundai quanto para a indústria como um todo. A flexibilidade da cama aberta juntamente com a segurança da cabine fechada atendem às necessidades cotidianas de seus compradores orientados para a aventura, enquanto os motores potentes e eficientes e a excelente capacidade de manobra garantem um prazer dirigir em ambientes urbanos ou off-road. Nossos clientes se perguntarão como eles administravam antes de adquirir um ”, disse Jose Munoz, presidente e CEO da Hyundai Motor North America.

+ Ford inicia a pré-venda do novo Mustang Mach 1 no Brasil

A vista frontal de Santa Cruz exibe uma assinatura de iluminação oculta que se torna visível dentro da grade apenas quando iluminada. As luzes diurnas (DRLs) apresentam um design de joia paramétrica com detalhes de precisão de alta tecnologia. Uma grade em cascata arrojada ancora a visão frontal, apoiada por um elemento de placa deslizante no painel frontal inferior. O capô e os pára-lamas volumosos comunicam ainda mais uma primeira impressão imponente.

O veículo conta com rodas de liga leve de 20 polegadas com um design triangular multifacetado cercadas por arcos de roda semelhantes a uma blindagem, transmitindo potencial de articulação das rodas e capacidade off-road.

Além disso, o modelo tem elementos futuristas, como os faróis dianteiros 100% integrados à grade frontal. Um novidade é que o quando as luzes em LED estão apagadas, não é possível distinguir onde elas estão localizadas.

Segundo a fabricante, o trem de força padrão é um motor de quatro cilindros em linha de injeção direta 2,5L com uma potência estimada de 190+ cavalos e 180+ lb.-ft. de torque. Este motor é acoplado a uma transmissão automática hidráulica de oito velocidades para rápida aceleração e excelente eficiência. A Santa Cruz também oferece um motor turboalimentado de injeção direta 2,5L com uma potência estimada de 275+ cavalos e 310+ lb.-ft. de torque vinculado a uma transmissão automática de dupla embreagem de oito velocidades (DCT). Este DCT inclui shifters de remo montados no volante para controle de mudança manual pelo motorista.