Com o objetivo de diversificar sua economia, a Arábia Saudita está começando a investir em novos negócios. Um deles, especificamente, pretende mudar a maneira como as pessoas se locomovem pelas cidades. Dentro do programa chamado “Vision 2030”, a família real saudita adicionou um projeto criado pela Virgin, o Hyperloop One. Na prática, um supertrem de altíssima velocidade. Porém, o plano é absolutamente inovador.

Diferentemente dos trens bala, populares na Ásia, o Hyperloop One se locomove sobre motores elétricas, que aceleram e desaceleram o vagão (ou cápsula), dentro de um túnel pressurizado. O trem pode atingir 1.200 Km/h. Um trem bala convencional dificilmente passa dos 300 Km/h.

A ideia saudita é ligar as principais cidades do país aos Emirados Árabes Unidos. O trajeto passaria pelas cidades de Riad, Dubai e Abu Dhabi. Dubai, inclusive, já possui um projeto em desenvolvimento conjunto à Virgin. Na segunda-feira, 9, de acordo com o site de negócios americano Business Insider, a Virgin e o príncipe saudita Mohammed bin Salman, revelaram o projeto.

Esta não é a única tentativa de criar um trem que ultrapasse 1.000 Km/h. Elon Musk, donos da Tesla e da SpaceX, é visto como o principal entusiasta da tecnologia. Ele possui uma empresa que está investindo neste tipo de transporte e já até mandou um emissário ao Brasil.