Giro

Humanos transformaram a forma como a água é armazenada na Terra

Crédito: Reprodução/NASA

Os pesquisadores descobriram que 57% da variabilidade global do armazenamento sazonal de água ocorre em reservatórios controlados por humanos. (Crédito: Reprodução/NASA)

Impressões digitais humanas estão em toda a água doce do mundo. Um novo estudo publicado na revista Nature mostra que, embora as fontes de água doce controladas pelo homem constituam uma porção mínima das lagoas, lagos e rios do mundo, elas são responsáveis ​​por mais da metade de todas as mudanças no sistema hídrico da Terra.

O estudo usou uma nova tecnologia de laser de satélite para examinar mais de perto as fontes de água doce em todo o mundo e monitorar seus níveis de água em diferentes estações. Usando o satélite ICESat-2 da NASA, os pesquisadores monitoraram mais de 227 mil corpos de água doce – variando em tamanho dos Grandes Lagos a pequenos lagos ao longo de um período de aproximadamente um ano e meio. Os pesquisadores descobriram que 57% da variabilidade global do armazenamento sazonal de água ocorre em reservatórios controlados por humanos.

+ Fenômeno está aumentando o oceano Atlântico e encurtando o Pacífico

Antes do lançamento deste satélite em 2018, que foi originalmente projetado para observar mantos de gelo e pode coletar dados extraordinariamente detalhados, era realmente difícil entender como os corpos de água doce mudavam ao longo do tempo. A maioria dos reservatórios controlados por humanos tem medidores para medir os níveis de água, mas não há um banco de dados global para essas medições. Enquanto isso, poucos lagos e lagoas sem reservatório têm medidores.

Agora que podemos ver como os ciclos da água ao redor do mundo se comportam – e quanto impacto os humanos têm nas reservas de água doce – isso pode nos dizer muito sobre o futuro e como melhorar o gerenciamento. Isso é especialmente vital porque a crise climática altera ainda mais o ciclo da água.

Os humanos exercendo um forte controle sobre a variabilidade da água superficial não é inerentemente uma coisa ruim, uma mão humana no manejo da água doce é essencial para sustentar a vida na Terra, incluindo energia hidrelétrica, fazendas de irrigação e água para beber.

As principais fontes de água potável, como o rio Colorado, têm menos água e estão fluindo mais lentamente devido à mudança climática. A própria chuva está se tornando mais irregular em alguns locais, como a Califórnia, levando a anos com muita água para a infraestrutura administrar e outros onde os reservatórios quase secam. Em dezembro, Wall Street começou a apostar na água como uma mercadoria, à medida que os fanáticos por dinheiro veem a escassez de água como uma nova oportunidade de lucro nas próximas décadas.

Com essas mudanças – e o risco de lucrar com um recurso natural vital para a vida- monitorar o que realmente está acontecendo com o abastecimento de água vai ser ainda mais importante.

Veja também

+ Carreira da Década - Veja como ingressar na carreira que faltam profissionais, mas sobram vagas
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel