A Huawei, líder chinesa no desenvolvimento da tecnologia 5G, registrou receita de 182 bilhões de yuans (US$ 25,7 bilhões) no primeiro trimestre deste ano, aumento de 1,4% em comparação com mesmo período do ano passado.

Apesar dos números tímidos, porém positivos, o resultado trimestral está muito longe dos 39% de crescimento registrados no primeiro trimestre de 2019. E o culpado disso, garante a empresa, é o coronavírus, que interrompeu a escalada da gigante das telecomunicações.

+ Pompeo espera reavaliação global da chinesa Huawei após pandemia
+ Coronavírus e sanções aumentam incerteza sobre futuro da Huawei
+ Huawei vai instalar fábrica de equipamentos para rede 5G na França

Segundo a CNN, a empresa disse que as restrições impostas pela Covid-19 seguem afetando sua cadeia de suprimentos e que está trabalhando com a rede de fornecedores para enfrentar os desafios da retomada nas operações. Apesar da quarentena forçada na fábrica de Shenzhen, a volta às atividades no final de fevereiro conseguiram deixar o resultado operacional um pouco positivo.

Os problemas gerados pelo coronavírus devem levar a um atraso no lançamento do 5G na Europa. Além disso, a Huawei ainda terá de lidar com fake news que colocam a implementação da tecnologia como uma das responsáveis pela pandemia da Covid-19.

No Reino Unido autoridades demonstraram preocupação após ataques recentes contra torres de telefonia celular. Existe a suspeita de que esses ataques partiram de grupos motivados por teorias da conspiração.