A Housi, uma plataforma digital de moradia on demand, lançou o Housi IRent, serviço de gestão de locação de imóveis que garante ao locatário o pagamento de um valor fixo mensal, mesmo que o imóvel não esteja alugado.

Segundo o CEO da Housi, Alexandre Frankel, a ideia do serviço é preencher o espaço de vacância de um imóvel, que pode levar em média quatro meses, e torná-lo rentável para o proprietário.

+ Índice que reajusta aluguel acumula inflação de 6,68% em 12 meses
+ Mais de 30% dos americanos não pagaram aluguel em abril
+ Airbnb anuncia novo protocolo de limpeza em momento de retomada

Após a assinatura do contrato, o imóvel ficará sob responsabilidade da Housi, que vai gerir a locação daquele espaço e distribuir anúncios nos próprios canais de mídia e em sites parceiros, como o Airbnb, Booking.com, Zap e Imóvel Web.

Assim que o cadastro com as informações sobre o imóvel do proprietário for feito no sistema da Housi, dentro de 48h ele receberá uma proposta com o valor de pagamento pelo aluguel do espaço. Esse cálculo é feito com base em algoritmos matemáticos, que precificam de acordo com a taxa de ocupação da região daquele imóvel, a sazonalidade, perspectiva de crescimento, tipo de propriedade e se está mobiliado.

Bairros na região central e do centro expandido de São Paulo estão na cobertura de atendimento do serviço. São 24 pontos ao todo: Jardins, Bela Vista, Centro, Aclimação, Moema, Vila Mariana, Vila Clementino, Itaim Bibi, Vila Olímpia, Brooklin, Cidade das Monções, Chácara Santo Antônio, Campo Belo, Morumbi, Vila Andrade, Perdizes, Pinheiros, Barra Funda, Butantã, Higienópolis, Bom Retiro, Consolação, República, Santa Cecília.

Em pouco mais de um ano, a Housi fechou mais de nove mil locações e atendeu 20 mil usuários.