Como no rádio e na televisão, a internet brasileira também tem seu horário nobre. São bolsões de audiência nos quais se concentram parcelas significativas dos 12 milhões de usuários existentes no País. Há quem ainda acredite que a rede é baseada em conteúdo e numa quantidade infindável de informações, mas um estudo elaborado pela AgênciaClick, especializada em publicidade on-line, e baseado nos números do Ibope NetRatings revela bastidores até agora desconhecidos dos anunciantes. Esse trabalho analisou os pontos da rede onde se concentram grandes comunidades de consumidores virtuais. Foram mapeados vários serviços, como as primeiras páginas dos portais, os comunicadores instantâneos, os softwares de troca de músicas e de reprodução como o Kazaa e o Media Player, os engenhos de busca e os surpreendentes diários on-line, conhecidos como blogs, e a sua versão fotográfica, os fotologs. Os números estão no estudo ?O Horário Nobre da Internet Brasileira?, que a AgênciaClick pretende enviar aos seus clientes nos próximos dias. ?Há ilhas de consumo ainda inexploradas na rede?, afirma Pedro Cabral, presidente da AgênciaClick. A verba de publicidade on-line no País ainda é pequena. Em 2004 chegará a R$ 160 milhões.

O que mais chamou atenção foi o poder de fogo do MSN Messenger da Microsoft e o ICQ da América Online. Esses dois comunicadores instantâneos atingiram em janeiro deste ano uma audiência de 5,5 milhões de usuários. Alguns anunciantes já descobriram o potencial dessa base que em média fica conectada 153 minutos por mês. A Nissin, conhecida pelo macarrão instantâneo que fabrica, fez uma campanha pelo Messenger em dois momentos do dia: o almoço e
após 22 horas. Os resultados foram quatro vezes superiores à expectativa inicial. A Nissin descobriu que no pico de audiência do Messenger, que vai das 19 às 23 horas, há 1,4 milhão de pessoas conectadas simultaneamente. ?A vantagem dessa ação é que a resposta para o cliente é literalmente instantânea?, afirma Fernanda Romano, diretora de internet da agência DM9. Ela própria já fez
duas campanhas no programa da Microsoft. Uma do serviço de
banda larga da Telefônica, o Speedy, e outra para o lançamento
do novo carro da Honda. ?Poucas ferramentas de marketing são
tão eficientes quanto o Messenger?, afirma Osvaldo Barbosa,
diretor para o Brasil e América Latina do MSN.

Essa realidade se repete em outros pontos. Os quatro maiores bancos brasileiros (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Itaú) têm uma audiência mensal de 5,8 milhões de pessoas. Quase 200 mil por dia. O serviço de e-mail Hotmail conseguiu em janeiro 4,2 milhões de usuários. São números que se repetem com frequência no estudo. Há, por exemplo, 3 milhões de usuários dos chamados Blogs, diários on-line de internautas. Uma comunidade dispersa e de alta poder de persuasão. A administradora de cartões de crédito Visa descobriu o seu potencial ao colocar na mídia tradicional uma campanha poética onde dizia que ?a vida é feita de momentos?. O comercial gerou grande repercussão nos blogs mapeados pela agência. Em função dessa onda virtual, a Visa comprou um minuto no horário nobre da televisão e repetiu seu comercial. ?Nunca vi nada igual?, afirma Ruy Lindenberg, vice-presidente da Leo Burnett, a agência da Visa. Nesse caso a internet serviu como termômetro.