O Honda Civic, um dos carros com boa aceitação da montadora japonesa no mercado brasileiro, vai deixar de ser produzido já no mês que vem, após 24 anos de montagem no País.

Entre os motivos está o crescimento do mercado de SUVs e a baixa competitividade contra carros da mesma categoria. Entre janeiro e setembro deste anos, o Civic vendeu 14 mil unidades, contra 30,5 mil do Toyota Corolla, segundo o Jornal do Carro.

+ Setor automotivo se planeja para ‘boom’ da reciclagem de baterias até 2030

De acordo com o site Autos Segredos, a Honda já teria comunicado fornecedores sobre o encerramento da produção no Brasil. Agora, o sedã médio deve ser importado dos Estados Unidos ou México.

A Honda passa por alguns ajustes na operação brasileira, uma vez que está transferindo a produção de automóveis da fábrica de Sumaré para a de Itirapina, ambas no interior de São Paulo. No último município, modelos como WRV, HRT e parte do Fit já são produzidas.

Além disso, a montadora anunciou na semana passada que ia abrir um programa de demissão voluntária (PDV) nas duas fábricas, que somadas, empregam mais de 3 mil funcionários.

Posicionamento da Honda 

Procurada pelo site Motor Show, a Honda diz que “não comenta sobre suas estratégias de produto”.