A japonesa Honda Motor fechará uma fábrica no Reino Unido, no mais recente episódio de uma montadora que reduz operações no país por causa das incertezas com seu processo de saída da União Europeia, o Brexit. O fechamento da fábrica em Swindon, uma cidade onde a maioria votou a favor do Brexit no sudoeste da Inglaterra, foi confirmado pelo parlamentar local Justin Tomlinson.

“Eles têm deixado claro que isso é baseado em tendências globais, não no Brexit”, disse Tomlinson em comunicado. Segundo ele, a paralisação do local ocorrerá em 2021-2022. Nesta terça-feira, a Honda confirmou os planos. Atualmente, 3.500 pessoas trabalham no local, com outras milhares envolvidas na cadeia de produção da fábrica.

A saída do Reino Unido da UE está prevista para o fim do próximo mês. Com isso, empresas avançam em seus planos de contingência. O setor automotivo é particularmente sensível ao Brexit, já que executivos temem que seus veículos paguem tarifas após o Reino Unido deixar a UE. Outro temor é que verificações sejam impostas na fronteira, o que retardaria o fluxo de carros entre as fábricas e o continente.

O sindicato Unite, que representa os trabalhadores do setor automotivo no país, culpou a estratégia “caótica do Brexit” do governo pelos problemas.

Neste mês, a Nissan Motor informou que abandonou planos de produzir um veículo X-Trail no Reino Unido, citando as incertezas com o Brexit. Em janeiro, a Jaguar Land Rover, subsidiária da indiana Tata Motors, informou que cortaria 4.500 integrantes de sua força de trabalho de 43 mil, e que grande parte dessa redução ocorreria no Reino Unido. Outras empresas também têm reavaliado certas operações no Reino Unido, como Ford Motor e BMW.

O investimento na produção de carros no Reino Unido recuou desde que o país votou para deixar a UE, em 2016. No mês passado, a Sociedade de Fabricantes e Vendedores de Automóveis informou que o investimento no setor em 2018 ficou em 569 milhões de libras (US$ 760 milhões), bem abaixo da média em anos recentes de cerca de 2,5 bilhões de libras. O número de carros produzidos no Reino Unido recuou 9% em 2018 em relação ao ano anterior. Fonte: Dow Jones Newswires.