A Honda apresentou nesta sexta-feira, 5, no Japão um sedan Legend que integra condução autônoma parcial. A marca nipônica se tornou o primeiro fabricante automóvel a comercializar (apenas em leasing)  um veículo equipado com tecnologia de automação de Nível 3.

Segundo o site Multinews, pesar de receber o título de ter sido o primeiro a lançar um modelo com este tipo de tecnologia, a Honda vai lançar o Legend com um número limitado de apenas 100 unidades no Japão, e cada um destes veículos custará 11 milhões de ienes, ou seja, mais de 575 mil reais.

O Legend está equipado com o sistema “Traffic Jam Pilot”, que tem a capacidade de controlar a aceleração, a travagem e o volante mediante determinadas condições. Em comunicado, a Honda diz que com o sistema ativado, o condutor pode ver um filme ou utilizar outras funcionalidades do sistema para ajudar a reduzir o stress numa situação de trânsito intenso. Um grande passo para eliminar os acidentes induzidos por erro humano, segundo afirmou Yoichi Sugimoto, engenheiro da Honda.

Em condições muito específicas, com cruise control adaptativo (ACC) ligado e sistemas de seguimento de baixa velocidade e manutenção (LKAS) também em funcionamento, o Legend pode mesmo assumir o controlo da direção e é capaz de ligar o pisca e mudar de faixa, embora ainda precise da confirmação do condutor de que o pode fazer em segurança.