A Honda caminha rumo a um projeto ambicioso: vender apenas carros elétricos na América do Norte até 2040. Para isso, anunciou esta semana, seu primeiro utilitário 100% sem emissão de gases poluentes. O SUV (veículo utilitário esportivo, na sigla em inglês) Honda Prologue tem a previsão para começar a ser vendido nos Estados Unidos no início de 2024.

O motor do automóvel será feito a partir de baterias de ultium, desenvolvidas pela General Motors, o que deve proporcionar uma redução de custo na produção e grande autonomia enérgica. A gigante japonesa precisa investir e tornar-se competitiva para disputar o mercado de utilitários elétricos com a Nissan, por exemplo, à frente em investimentos e pesquisas do setor.

+ Novas técnicas de reciclagem devem tornar carros elétricos mais verdes

+ Carro voador faz voo teste de 35 minutos; veja vídeo

O plano da Honda, estabelecido em abril deste ano pelo CEO Toshihiro Mibe, consiste em ampliar sua fatia de vendas de carros elétricos nos Estados Unidos para 40% até 2030, 80% em 2035 e 100% em 2040. Até lá, a empresa segue investindo em modelos híbridos, como o novo Honda Accord, que chega ao Brasil no segundo semestre deste ano.

O Prologue, como indica seu nome (prólogo, em português), pretende simbolizar a fase de transição da Honda rumo à neutralidade de emissão de gás carbônico. “Começará nossa transição para a eletrificação, e o nome Honda Prologue sinaliza o papel que desempenhará em nosso futuro com emissão zero”, disse, em nota oficial, Dave Gardner, vice-presidente executivo da Honda nos Estados Unidos.