Nem mesmo a fila de espera de mais de dois anos por uma aeronave nova é um intimidador para o ávido mercado consumidor da aviação executiva. E a aposta para ocupar o posto de novo queridinho dos ares tem nome e sobrenome: HondaJet Elite II, lançado pela Honda Aircraft na NBAA-BACE, feira do setor realizada nos Estados Unidos.

O modelo é uma evolução do já existente Elitea, mas traz como diferencial novas automações, como o Autothrottle (Controle Automático de Potência) e o Autoland (Pouso de Emergência Autônomo). O modelo também tem autonomia ampliada em 110 milhas náuticas, ou cerca de 200 km. Ele começa a ser comercializado ainda neste ano por US$ 6,9 milhões. Ainda assim, o interessado vai esperar um bom tempo para ter o seu. Culpa da alta demanda.

“Mesmo com o limitante de capacidade de fabricação, o mercado está entregando duas vezes mais que entregava antes da pandemia no Brasil”, disse o diretor de vendas de aeronaves da Líder Aviação, Anderson Markiewicz. A empresa é representante exclusiva da Honda Aircraft no Brasil.

(Nota publicada na edição 1296 da Revista Dinheiro)