Mesmo em 2021, o mundo está cheio de pessoas que acreditam piamente que a Terra é plana, e todas as tentativas dos cientistas de convencer a humanidade do contrário seriam uma “conspiração global”. Para quebrar as fantasias sem sentido dos proponentes da terra plana, Mark Gold da Escócia lançou uma grande campanha de crowdfunding.

+ Perseverance pousa em Marte para averiguar se houve vida no planeta vermelho

Mark Gold, que se autodenomina um “escocês aborrecido”, criou o GoFundMe para colocar em órbita um dos teóricos da conspiração enganados. O manifesto da campanha diz que todo o dinheiro arrecadado será usado para comprar uma passagem para “algum conhecido pregador da Terra plana” voar pessoalmente em órbita do planeta.

O escocês estava tão farto do absurdo que sempre ouve de seu amigo que decidiu começar a levantar fundos. Gold diz que já contatou os representantes da SpaceX, de Elon Musk e Virgin Galactic, de Richard Branson para obter o apoio deles para seu projeto. No entanto, ainda não recebeu nenhuma resposta das empresas.

Este não é o primeiro projeto de terra plana a receber atenção generalizada. No ano passado, um proponente dessa teoria, Mike Hughes, montou um foguete caseiro, no qual ele iria subir acima da superfície da Terra e provar a todos que nosso planeta não é realmente uma bola. O inventor acabou morrendo no lançamento e seus defensores continuaram argumentando que ainda não há evidências da esfericidade de nosso planeta.